domingo, 30 de agosto de 2020

FALECEU DÉLIO WAGNER.

FALECEU DÉLIO WAGNER.  Tenho o doloroso dever de comunicar aos familiares e amigos,  o falecimento do meu sobrinho DÉLIO WAGNER LEITE DANTAS, ocorrido por volta das 19:30 hs, deste dia 30/08/2020  no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.  Acometido de Hepatite e outras comorbidades,  ele estava internado na UTI daquela unidade hospitalar há vários dias, vindo à óbito nesta noite. Délio Wagner era filho de José Dimas Dantas e Maria do Socorro Leite Dantas, nasceu em Areia Branca no dia16/09/1968. Era irmão dos saudosos Paulo Wagner e George Wagner Leite Dantas.  Tb irmão de Robson Wagner,  Deyvison Wagner,  Denise Leite Dantas Bezerra e Deise Oliveira. Era casado com Solange Dantas e deixa quatro filhos e netos. O velório acontecerá à partir da meia noite, na Segunda Igreja Batista de Mossoró,  localizada na Av. Presidente Dutra,  Alto de São Manoel,  e o sepultamento está marcado para as 10:00 horas deste dia 31/08/2020, no Cemitério Novo, observando as medidas sanitárias recomendadas.

AMANHÃ INAUGURAÇÃO DO "BAIÃO DE DOIS ".

INAUGURAÇÃO DO RESTAURANTE É HAMBURGUERIA "BAIÃO DE DOIS". A população de João Câmara recebe amanhã, 31/08/2020, às 11:00 horas, uma nova opção de alimentação boa, saudável e com preços honestos. É o Restaurante e Hamburgueria "Baião de Dois", na Rua Jerônimo Câmara, 913, no bairro Bela Vista, próximo do Hospital Regional.  Uma excelente opção.  Vamos lá?

ANIVERSÁRIO DE MIGUEL JOSINO (UM DIA DE SAUDADES).

 Sabem aquele dia qua a gente volta ao passado? À nossa meninice? Hoje para mim é um desses dias. Recordo-me agora do nascimento do meu sobrinho Miguel Josino Neto (Neto  na intimidade). Seu pai, Sebastião Leite sempre foi meu segundo pai. Lembro-me que antes do mesmo casar e constituir família, já cuidava de mim com um desvelo especial. Ele casou-se com Juranice Josino  (minha querida cunhada) e logo tivemos a notícia que um herdeiro viria chegar. E foi com muita alegria que Miguel Josino chegou, na Maternidade Sara Kubtischek, em Areia Branca, para alegria de Tizinho (Sebastião) Jurana, seus avós Quidoca/Luzia e D. Ana Paulino, não me lembro se seu avô Miguel ainda era vivo, de quem herdou o digno nome. Nasceu franzino, pequenino e magrinho, mas com muita vitalidade. Crescendo revelou-se um menino ativo e muito inteligente, uma marca indelével que carregou pela vida e carrega até hoje. Lembro-me do seu primeiro aniversário, na Rua Mestre Silvério Barreto, 777, em Areia Branca, onde reuniu-se a meninada filha dos amigos de seus pais, e muitos que são seus amigos até hoje, numa demonstração inequívoca de sua lealdade, de seu companheirismo. Lembro-me de sua partida para Natal, num carro com Antonio Rodrigues dos Reis (Toinho Beijú), fato que acarretaria a vinda de seus pais e seus irmãos para Natal, o que aconteceu em breve. Lembro-me nas minhas vindas a Natal, seu pai deixando-o no Colégio, e ele se destacando como bom aluno, crescendo e tornando-se o homem que hoje é. Lembro-me de seu pai falando com orgulho quando começou a estagiar no Escritório de Advocacia do Dr. Herbat Spencer, de onde saiu já consagrado como advogado, para formar com seu irmão Sebastião Junior, o Escritório de Advogacia Josino & Leite, sempre destacado com um dos melhores deste estado, sendo hoje Procurador Geral do Estado do Rio Grande do Norte, cargo conquistado por seus méritos e pelo reconhecimento da Governadora do Estado. Posto estas lembranças para homenagear este querido sobrinho, não querido só pela família, mas por uma enorme plêiade de alunos, ex-alunos, amigos, advogados, juristas, companheiros da Procuradoria Geral do Estado e admiradores daqui e alhures. Diante do exposto, deixo meus sinceros votos de um Feliz Aniversário, repletos de muita paz, amor, saúde (agora magrinho, não é?) e prosperidade. Do seu humilde tio Gilvan Rodrigues Leite. Este depoimento foi à sete anos atrás qdo ele ainda não tinha partido para a casa do Pai. Hoje é um dia de muitas saudades!                         Gilvan Rodrigues Leite (Tio de Miguel Josino,  com muita saudade).                                           

sábado, 29 de agosto de 2020

EM DEFESA DO SERVIDOR PÚBLICO.

Nestes tempos de Pandemia o que mais temos visto são os ataques gratuitos aos servidores públicos em geral, como se fossem culpados por por todas as misérias que acontecem no país.  Não são!

Estamos cansados de ouvir que os únicos que defendem o distanciamento social são os servidores públicos porque tem os salários "garantidos".
Não são  os vilões da pandemia ou da crise brasileira.

São  SERVIDORES PÚBLICOS, o que significa dizer que NINGUÉM lhes deu vaga no serviço público, não foram eleitos ou indicados por alguém.
Trabalham com dedicação! 
Inclusive, em tempos de pandemia, a maioria deles encontra-se totalmente exposto na linha de frente,  só param se ficarem doentes!

SUA ESTABILIDADE não é um privilégio. Ela tem previsão legal e visa a PROTEÇÃO do servidor público concursado, para que possam atuar com independência, com técnica, competência e seguindo os princípios morais, éticos e legais da Constituição Federal, SEM O RISCO DE SEREM PREJUDICADOS por interesses espúrios ou assédio moral.

Não tem direito a FGTS.
Quando saem, não tem nada para sacar depois de 25-30 anos trabalhando. 

O percentual para a Previdência 14% (aposentadoria) já vem descontado dos seus salários. Eles quem pagam pelo descanso no futuro.

NÃO SONEGAM IMPOSTOS, como muitos profissionais liberais.

Dos seus defasados salários é descontado 27% para o IMPOSTO de RENDA com possível aumento para 35%. (Isso quando se ganha o suficiente para ter desconto de IR,  grande parte dos Servidores Públicos recebe um salário mínimo ou pouco mais que isso).

*CONCURSO PÚBLICO* é para todos, qualquer um pode participar, basta se inscrever e ser APROVADO.

Se o governo está em crise, a culpa não é de quem estudou e passou em concurso público.

A CRISE NAS FINANÇAS PÚBLICAS é resultado de CORRUPÇÃO, RENÚNCIAS FISCAIS, INADIMPLÊNCIA dos grandes devedores, USO INDEVIDO da finalidade e má administração dos recursos públicos.

GRANDES EMPRESAS e alguns BANCOS sonegam impostos e têm suas dívidas perdoadas. Algumas IGREJAS gigantescas que mais funcionam como empresas SEQUER pagam impostos!!

Os ÚNICOS SERVIDORES PÚBLICOS que ONERAM OS COFRES PÚBLICOS são alguns poucos cargos e alguns POLÍTICOS, que se tornam servidores devido ao SEU voto e VOCÊ não luta contra isso! Isso sim é imoral!

NÃO SÃO OS PROFESSORES, NÃO SÃO OS PESQUISADORES CIENTÍFICOS, OS MÉDICOS, OS ENFERMEIROS, OS DENTISTAS, OS POLICIAIS, OS ASSISTENTES SOCIAIS, OS SERVIDORES PÚBLICOS EM GERAL que ONERAM O PAÍS e sim, a corrupção e privilégios absurdos de alguns políticos!
Não se deixe enganar! 

A CRISE ECONÔMICA É POLÍTICA, a falta de acesso à saúde, ao ensino e à segurança pública e aos demais serviços por parte da população... NADA DISSO É CULPA dos servidores públicos e nem da pandemia. Eles trabalham com empenho e dedicação. Copie, cole e compartilhe. Defenda o Servidor Público. 

Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Gestor Ambiental aposentado em Defesa do Servidor Público).

O PERIGO DE UMA SEGUNDA ONDA DE CONTAMINAÇÃO POR CORONAVÍRUS É REAL.

O perigo de uma segunda onda de contaminação por Covid-19 é real. A abertura do comércio e academias, acentuando a flexibilização, gerou a falsa impressão que a epidemia acabou. Tá havendo um relaxamento visível aonde a gente vai. Muitas pessoas sem máscaras e em grupos fazendo atividades físicas. Muita gente nas ruas, bares, restaurantes e os comerciantes fazendo promoções pra atrair gente às lojas. Outro agravante é a falsa idéia que a epidemia tá controlada. Já aumentou a incidência de acidentes de motos e outros e muitas pessoas dando entrada alcoolizadas nos hospitais,  o que vem superlotando os Prontos Socorros. Portanto o que a gente percebe, é a necessidade de medidas de controle e punição aos estabelecimentos que infringirem as normas de segurança sanitária, bem como uma campanha maciça de informação para explicar que a epidemia não acabou. E com a flexibilização há que se redobrar os cuidados quanto ao distanciamento social, uso de máscaras e higiene de mãos como a única forma eficaz de prevenção a contaminação por Covid 19, senão estaremos em maus lençóis nos próximos dias.

Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Gestor Ambiental aposentado e Ex-Secretário do Conselho Municipal de Saúde de João Câmara RN).                              

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

POPULAÇÃO DE JOÃO CÂMARA/RN ULTRAPASSA 35.000 HABITANTES.

Dados divulgados hoje (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Diário Oficial da União, mostra que a população João Câmara chega a 35.160 habitantes. Em 2019 eram 34.955 habitantes.
É a primeira vez que o município ultrapassa 35 mil habitantes, de acordo com o IBGE. Em um ano, a cidade ganhou apenas 215 novos residentes, o que não concordamos.
Ainda segundo os dados do instituto, o Rio Grande do Norte tem 3.534.165 habitantes. Natal continua sendo o município potiguar mais populoso, com 890.480. FONTE:- IBGE.

DIABETES E CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA.

Sou diabético e sei exatamente  o impacto desta doença na vida das pessoas. Diante disso,  vamos fazer algumas publicações para ajudar à todos a compreender a doença e ajudar no controle.                                       Danos nos nervos e má circulação sanguínea são complicações do diabetes. Estes problemas tornam os pés mais vulneráveis a desenvolver feridas na pele (úlceras) que podem piorar rapidamente e serem difícies de tratar. O manejo adequado do diabetes e cuidados com os pés podem prevenir as úlceras. A má circulação (fluxo sanguíneo) impede a ação do sistema imune (células de defesa) contra a infecção e torna a cura mais difícil. O diabetes provoca o estreitamento e o endurecimento dos vasos sanguíneos dos pés e das pernas. Você pode controlar alguns fatores que causam má circulação sanguínea como o cigarro (tabaco) que faz os vasos endurecer mais rápido. Além disso, siga o conselho dos seus profissionais da saúde para manter sua pressão arterial e o nível de colesterol sob controle.

Se os seus pés estão frios, você pode querer esquentá-los. Infelizmente, se os seus pés não sentem calor, é fácil você queimar com água quente, garrafa de água quente ou almofadas de aquecimento. A melhor maneira e esquentar os pés é utilizar meias de algodão.

Algumas pessoas sentem dor nas panturrilhas ao caminhar rápido, em uma colina ou em uma superfície dura. Esta condição é chamada de claudicação intermitente. Parar para descansar por alguns minutos pode reduzir muito a dor. Se você fuma e sente estes sintomas, você deve parar de fumar. O exercício físico é muito bom para melhorar a má circulação, estimula o fluxo de sangue nos pés e nas pernas. Caminhe em locais seguros para você com um tenis confortável e adequado, mas nunca caminhe se tiver alguma ferida no seu pé. Caminhar com uma úlcera no pé pode aumentar o tamanho e tornar a infecção mais profunda. Seu médico pode indicar um sapato especial ou fazer curativos para proteger o seu pé.Trabalhe com os seus profissionais da saúde para começar um programa de caminhada. Algumas pessoas podem utilizar medicamentos para melhorar a circulação.             Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Gestor Ambiental aposentado e Ex-secretário do Conselho Municipal de Saúde de João Câmara RN).

terça-feira, 25 de agosto de 2020

LIVE COM PROF. SILVANO E GILVAN LEITE.

Bom dia meus amigos e  minhas amigas! Tenho a satisfação de convidar à todos,  para assistirem hoje, 25/08/2020, às 20:00 horas para assistirem uma Live, quando o Mestre em Educação,  Prof. Silvano Carlos e o Ex Secretário Municipal de Finanças de João Câmara, Gilvan Leite, quando debaterão sobre Os Ciclos Econômicos de João Câmara e os Desafios Para a Próxima Gestão.  Aguardamos todos vocês.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

LANA LEITE

 Conheço Lana Leite desde 2003 qdo cheguei em João Câmara, e ela chegando de Salvador BA, onde exercia sua profissão de jornalista e repórter da Rede Globo de Televisão. Deixou uma carreira já bem encaminhada para vir ajudar sua mãe Gorete Leite, que naquele ano se lançara candidata à Prefeito. Lembro que ela abraçou a causa da mãe e do grupo que a apoiava, e fez um trabalho de gigante, incentivando, apoiando, coordenando, orientando, encorajando a todos na empreitada, e vitoriosa no pleito, em reconhecimento, Gorete Leite a nomeou Secretária Municipal de Assistência Social, onde desempenhou um trabalho invejável, irrepreensível, digno de elogios de correligionários e adversários. Neste ínterim, e devido à sua atuação na Assistência Social, houve a necessidade e pelas credenciais adquiridas na lida do trabalho ela foi alçada ao cargo de Secretária Municipal de Saúde, onde se superou, reerguendo aquela secretaria que vinha enfrentando sérios problemas de gestão, e ela com sua capacidade laborativa e de conduzir sua equipe, com parceria e determinação, conseguiu seu objetivo, e operacional e trabalhadora incansável, fez da saúde de João Câmara, referência entre todos os municípios do Rio Grande do Norte, não havendo aqui nenhuma demanda reprimida. Exames de baixa complexidade eram feitos na própria Secretaria e os casos de média e alta complexidade resolvidos em tempo real, qualquer que fosse a necessidade ou demanda. Após o fim de sua missão, poderia ter ido embora exercer o Jornalismo onde quisesse pelas credenciais que possui, mas preferiu ficar em João Câmara, onde recomeçou do zero, montando uma pequena venda de sorvetes e lanches, demonstrando humildade, honestidade, capacidade empreendedora, mostrando que a causa pública é uma missão, e não um meio de se locupletar com a coisa pública. Em 2016 foi convocada por ser partido, e foi candidata à prefeito contra um forte sistema há muito detentor do poder e por pouco não foi eleita. Com a cassação da chapa eleita, novamente foi convocada para se candidatar à prefeitura nas eleições suplementares de 2018, não obtendo êxito. Eis que agora, convocada por seu grupo político  e recebendo os apelos dos amigos, lança sua pré candidatura à vereadora, destacando-se como um dos nomes mais bem avaliados para uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores nestas eleições.     Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Gestor Ambiental aposentado).

domingo, 23 de agosto de 2020

JOSEMAR COSTA (BAL)

JOSEMAR COSTA (BAL), 50 anos de idade, nasceu  em João Câmara RN, na Rua Pedro Torquato,  n° 17, filho de Manoel Costa Sobrinho e Maria José Costa, casado com a Sra. Maria Gorette Paulino da Costa, pai de três filhos:  Ismael Breno, Douglas Henrique e Layanne Graziela. Estudou na Escola Estadual Francisco Bittencourt. Muito trabalhador,  desde o início da adolescência começou à trabalhar ajudando o pai na feira livre, e paralelamente foi aprendendo vários  ofícios como pedreiro, eletricista e pintor.  Prestando serviços profissionais para a empresa JMT como ASG, durante muitos anos atuou na agência local do Banco do Brasil e hoje atua na Caixa Econômica Federal, sempre ajudando os mais pobres no exercício de suas funções, se empenhando em ajudar as pessoas desfavorecidas de informação e de seus direitos. Vocacionado para servir e ouvindo o reclamo do povo, coloca seu nome à disposição do PV - Partido Verde, como pré-candidato à vereador nestas eleições de 2020, representando o populoso bairro da Vila Nova e o Brejinho.

ALZIRA SORIANO.

PRIMEIRA MULHER ELEITA NO BRASIL. 
Luiza Alzira Soriano Teixeira | Primeira mulher eleita para um cargo político no Brasil ao vencer as eleições para a prefeitura de Lajes (RN), em 1928, aos 32 anos.

Luíza Alzira Soriano Teixeira (Jardim de Angicos, 29 de abril de 1897 — Jardim de Angicos, 28 de maio de 1963) foi a primeira mulher eleita para assumir uma prefeitura no Brasil.
Alzira disputou em 1928, aos 32 anos, as eleições para a prefeitura de Lajes, cidade do interior do Rio Grande do Norte, pelo Partido Republicano, vencendo o referido pleito com 60% dos votos. Ao tomar posse em 1º de janeiro de 1929, Alzira Soriano tornou-se a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina.
Com a Revolução de 1930, Alzira Soriano perdeu o seu mandato, por não concordar com a ditadura de Getúlio Vargas. Em 1947, voltou a exercer um mandato de vereadora do município de Jardim de Angicos, cargo para o qual foi eleita três vezes.

FONTE: WIKPÉDIA

IRMÃ DORINEIDE MOURA.

DORINEIDE MOURA DE SOUZA (IRMÃ DORINEIDE), nasceu na cidade velha de São Rafael no RN. Filha do sr. Expedito Romualdo e D. Rita de Moura. Seu pai há 50 anos atrás decidiu pegar sua família e virem morar em João Câmara.  Quando a família chegou, Dorineide tinha 12 anos de idade. Estudou no Colégio Cenecista João XXIII, tendo como diretor o Mons. Luiz Lucena Dias, onde cconcluiu o Curso de Técnico em Contabilidade. Em seguida conseguiu seu primeiro emprego no escritório de contabilidade do Sr. Rui Câmara. Casada com Maurício Pinheiro, é mãe de 4 filhos: Mauri-Wdson conhecido por Alaô; Mizael; Miliane e Milany. Há muitos anos ela se dedica ao trabalho na área da saúde,  sendo uma militante em defesa do Sistema SUS, tendo inclusive sido membro  efetivo do Conselho Municipal de Saúde de João Câmara. Atualmente trabalha na coordenação do CEM - Centro de Especialidades Médicas, onde dedica-se de corpo e alma para a resolução das demandas de todos que procuram aquela unidade de saúde. Sempre disposta a conseguir recursos para a saúde de todos,  a Irmã Dorineide candidatou-se em 2016 à uma vaga para a Câmara Municipal, e embora bem votada não logrou êxito.  Agora, tendo seu trabalho mais intensificado e bem avaliado,  coloca novamente seu nome como pré candidato à vereadora na cidade de João Câmara RN.                                       GILVAN RODRIGUES LEITE (Gestor Público e Gestor Ambiental aposentado, Ex Secretário do Conselho Municipal de Saúde de João Câmara RN).

sábado, 22 de agosto de 2020

RELEMBRANDO AREIA BRANCA

DEBAIXO DOS CARACÓIS DOS SEUS CABELOS.  Esta música lembra-me o dia 14 de agosto de 1972, numa linda tarde. Eu estava sentado na calçada do Grupo Escolar Conselheiro Brito Guerra em Areia Branca, vendo a chegada do ônibus da Viação Nordeste, vindo de Natal, trazendo conterrâneos para a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e para o Baile do Ivipanim Clube que se realizaria naquela data. Esta música encantava a todos nós, jovens, naquela época tão difícil da conturbada história nacional, e era a música hino de todos os areiabranquenses que desejavam retornar, cheios de amor, à nossa querida Salinésia.                             Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Gestor Ambiental aposentado).

JOSÉ TEIXEIRA DA SILVA (ZÉ TEIXEIRA), PRÉ CANDIDATO DO PT À PREFEITO DE JOÃO CÂMARA.

Jose Teixeira da Silva, nasceu e cresceu na zona rural, viveu da agricultura, até seus 25 anos de idade. Aos 12, 13 anos, por não ter escola na sua comunidade, teve que se deslocar para o municipio de João Câmara, há 6 km, da sua comunidade, para cursar a o 3° e 4° ano, primário, em cima de jumento sem cela, pois, pois não tinha condição de comprar uma cela. Sua militância como professor na zona rural do seu município, João Câmara,  teve início, quando eu ainda cursava a oitava série ginasial, com era a nomenclatura na época, em maio de 1980. Nessa época, quem tinha o ginásio, era considerado doutor, pois na sua comunidade, só quem estudava era ele. Em 1985, ingressou na rede estadual, lecionando em todas as etapas, de ensino, apenas, com o magistério. Pois, curso superior na época, era privilégio de poucos, e ele já se considerava vencedor, por ter feito o magistério supletivo, pelo logos II. Só tardiamente, já no ano de 1991, conseguiu fazer licenciatura em Ensino Religioso Escolar, pelo ITEPAN (Instituto de Teologia e Pastoral de Natal). Em 1997, conseguiu entrar no curso de pedagogia, em Macau, enfrentando 106 km, todo dia, pagando, ou de carona, em qualquer transporte, de quem se sensibilizasse com ele. A partir de 1995, iniciou também, sua militância sindical, como diretor do SINTE/RN, Regional de João Câmara. Em seguida, diretor do SINTE/RN - Estadual, Diretor da Central Unica dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, diretor também da nossa gloriosa CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Contribuições em todos os movimentos sociais, como : MST, Comunidades Eclesiais de Base ( CEB's) como também CEBI( Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos), este último fundado aqui no Estado, pelas irmãs Janine e Clara, hoje saudosas, pois já partiram outra dimensão. Forjado nas lutas pela democracia e nas lutas dos movimentos sociais,  Zé Teixeira coloca seu nome à disposição do seu partido e dos eleitores de João Câmara/RN como pré candidato à prefeito municipal.      Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Gestor Ambiental aposentado).

PRÉ CANDIDATOS À PREFEITO DE JOÃO CÂMARA RN.

O Blog do Gilvan Leite inicia neste sábado,  uma série de postagens,  que fala sobre a vida dos pré candidatos à prefeito da cidade de João Câmara. É uma maneira dos camarenses conhecerem a história de cada um dos postulantes ao cargo máximo da hierarquia política da cidade. Diante do exposto,  solicitamos da Assessoria de Imprensa de cada candidato enviar suas releases para o WattsAap (84)9.9992-6447.             Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Gestor Ambiental aposentado).

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

MOTOCICLISTA DE VERDADE NÃO É BAD BOY.

                                     Como dizia Bezerra da Silva, isso é só um alô, não é conselho.

Eu acho o maior barato uma galera de motoclube que encontro por aí, em sua maioria recém coletados.

Em suas fotos estão sempre com cara de mau, suas referências e opiniões  quase sempre estão beirando o radicalismo, sempre tentando passar a  visão de que o motociclismo ou o motoclubismo é uma sociedade secreta a  qual poucos iluminados como ele tem acesso....

Você que acaba de chegar até o motociclismo, faz isso não, tá feio...

Você não recebeu a missão divina de dizer o que é e o que não é  motociclismo. Rode alguns anos com sua moto, pega algumas dezenas de  milhares de quilômetros debaixo de sol, chuva, vento e poeira e aí você  vai perceber que motociclismo não se ensina e nem se aprende;  motociclismo se vive e está aberto a todos.

Venha de espírito  aberto e alma vazia. Não traga seus preconceitos, não traga essa visão  antiquada de bad boy, esse motociclismo que graças a Deus já morreu faz  tempo.

Apenas coloque sua moto na estrada e aproveite o visual.            GILVAN RODRIGUES LEITE (Gestor Público e Gestor Ambiental aposentado e Membro do Motoclube Baixa Verde Rota 406).

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

ELEIÇÕES x PODER x ILUSÕES

ELEIÇÕES x PODER x ILUSÕES.                                                         Neste período que antecede às eleições municipais temos visto muita gente boa querendo de qualquer jeito "servir ao povo, servir à cidade". É um direito e até um dever. Acontece, que a grande maioria, prá não dizer quase todos não tem a mínima noção da realidade e da responsabilidade das funções às quais tencionam se candidatar. Atraídos pelo poder, suas benesses e tentáculos, muitos que não tem a mínima condição intelectual, emocional e nem competência.  Se iludem pelo canto da sereia e, muitas vezes incentivados por outros mais espertos se jogam de corpo e alma no olho do furacão na ânsia de se eleger. Aqueles que já detêm cargos eletivos e seus familiares ou apaniguados, já saem na frente com razoável chance de vitória. Alguns com estrutura financeira e midiática também entram na briga. Aí vem os iludidos.  Sem dinheiro,  sem mídia,  sem nenhuma estrutura e na maioria das vezes sem nem saber as atribuições do cargo ao qual se candidata, não tem a mínima chance. Alguns são empurrados para dentro da Jaula do Leão pelos líderes partidários no intuito de aproveitarem a soma da votação obtida  pelos incautos e outros se candidatam já na intenção de se locupletar do poder. Toda vida foi assim e vai continuar sendo. Coitados de nós!                                            Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Gestor Ambiental Aposentado).

terça-feira, 18 de agosto de 2020

O TAJ MAHAL (O MAUSOLÉU).

O TAJ MAHAL. Ouvindo a música Taj Mahal, uma instigante  música do Jorge Ben Jor, lançada no ano de 1972, que diz que vai contar uma linda história de amor, mas não conta, remete-nos a história do Taj Mahal, que foi a maior prova de Amor que um homem pode dar à uma linda mulher. 
O Taj Mahal está situado em Agra na Índia. A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no suntuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio").                                     Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Gestor Ambiental aposentado).

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

VACINA X IGNORÂNCIA MUSICAL.

TÁ NA HORA DO BRASIL PROCURAR UMA VACINA PARA OUTRO VÍRUS, O DA IGNORÂNCIA  MUSICAL.                                                                        No dia 13/04/2020, o Menestrel Potiguar,  cantor e compositor Mirabô Dantas, conterrâneo de Areia Branca/RN, filho do saudoso maestro Mirabeaux Abílio Dantas, escreveu no seu Facebook um artigo especial sobre a indigência musical, a qual tomo a liberdade de replicar para o conhecimento de todos.                                                                      Eu sei, nada é eterno, todos nós iremos embora desse mundo. Mas hoje quero falar de uma geração de bons músicos que já passaram dos 70 anos e que, pela lei natural, irão antes dessa, bem mais nova, que está aí, com seus hits, seus sucessos, muitos deles, claro,  fabricados. Aí fico pensando: e quando todos eles, dessa faixa dos 70 anos forem embora, o que restará para as novas gerações ouvirem? É óbvio que muitos compositores jovens surgem todos os dias, com suas novas e belas cançōes. Mas me preocupa, também, o fato de que essa mídia que está aí, hà muito vem excluindo compositores brasileiros, como Moraes Moreira e outros, dessa faixa de idade, que quase não se ouve mais nos meios de comunicação, para dar lugar a modelos pré fabricados destinados, exclusivamente ao sucesso imediato, ao lucro. 
A música não envelhece, o preconceito e a ignorância é que tomam o lugar da arte e a substitui pelo modismo e a ganância. 
Que venham os novos, mas nunca esqueçamos de Moraes Moreira, Luis Melodia, Sergio Sampaio, Tunai, Dominguinhos, Sivuca, Taiguara, Belchior,  Gonzaguinha, Jackson do Pandeiro, Gonzagão, Maysa, Cartola, Tom Jobim, João Gilberto e tantos mais, isso sem falar nos clássicos, como Villa Lobos, Carlos Gomes e outros. Tem nomes nessa relação, que a maioria dos brasileiros nunca ouviu falar. Em compensação o que tem de lixo sonoro invadindo os ouvidos da população, em nome do "$uce$$o...
Tá na hora do Brasil fazer uma reflexão e, aproveitando a quarentena, procurar uma vacina para outro vírus, o da ignorância musical.