segunda-feira, 26 de outubro de 2020

DIABETES E DOENÇAS DO CORAÇÃO ESTÁ MATANDO MUITA GENTE.

Nos últimos dias temos recebido notícias de muitos portadores do diabetes que vieram à óbito por infarto do miocárdio, o que tem aumentado e muito nossa preocupação.                                                                                                Na cidade de João Câmara RN,  a cidade perdeu no dia 19/10/2020, o ex-prefeito e empresário Ariosvaldo Targino de Araújo (Vavá) e no dia 24/10/2020, o empresário Erivanildo Fernandes Pinheiro, ambos portadores do diabetes e de problemas cardíacos, o que acendeu a luz vermelha para todos que sofrem com essas comorbidades.                                                                 O diabetes aumenta o risco de doenças do coração e de outras doenças causadas pelo bloqueio (entupimento) das artérias sanguíneas. Na verdade é o mesmo risco que uma pessoa sem diabetes e que já teve um ataque cardíaco possui. É por isso que é muito importante reduzir os outros fatores de risco para as doenças do coração fazendo exercícios, mantendo o seu peso normal, evitando os alimentos ricos em colesterol e gordura (saturada e trans), e mantendo a pressão arterial normal.

A caminhada ajuda em todas as áreas de prevenção de risco de doenças do coração, além de reduzir o estress é um bom exercício. O mais importante é não fumar cigarros ou utilizar tabaco. Se você fuma, procure um grupo de suporte para parar de fumar. É possível encontrar estes grupos na maioria das comunidades e centros de saúde. Adesivos ou chicletes de nicotina também podem ajudar.

A maioria dos fatores de risco que causam doença no coração podem ser reduzidos com um estilo de vida saudável, e este deve ser o seu objetivo com ou sem diabetes. No entanto, porque você já possui um fator de risco para doença cardíaca (diabetes), é mais um motivo para que você reduza os outros fatores de risco, como sobrepeso, hipertensão e alimentação rica em gorduras.                                                                  Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental aposentado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário