terça-feira, 13 de abril de 2021

OS ROMANOS SEGURAVAM OS TESTÍCULOS PARA FAZER UM JURAMENTO?

Um dos tópicos mais difundidos sobre os romanos é que eles agarraram os testículos com a mão direita ao prestar o juramento, principalmente no tribunal, além disso, a questão termina dizendo que dessa forma peculiar de juramento deduz-se que a palavra "testemunhar" vem de "testículos".

Desnecessário dizer que tudo isso é falso. É verdade que ambas as palavras vêm de “testis” (testemunha), mas enquanto testemunhar seria o resultado da união de “testis” e “facere” (atuar como testemunha), testículo vem da adição do sufixo “culus” a a palavra (pequena testemunha).

Dito isso, como os romanos juraram? Na realidade, não havia uma única maneira de jurar, embora isso geralmente fosse feito antes de qualquer um de seus deuses e o juramento mudasse dependendo da época ou tipo de julgamento. Se é sabido com certeza que os homens costumavam jurar por Hércules e as mulheres por Castor e Pólux. Da mesma forma, em julgamentos militares, eles juraram pela espada, e há testemunhos de que algumas mulheres juraram por seus cabelos.

Em suma, os juramentos eram muito variados, mas devemos deixar claro que nunca foram feitos apertando os testículos.                                                                                                           FONTE:- ROMA ANTICA.                                                                               Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário