segunda-feira, 31 de maio de 2021

GOVERNO DO RN PREPARA CRIAÇÃO DE DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO NA POLÍCIA CIVIL.

Foi apresentado na tarde desta sexta-feira (28) a minuta do Projeto de Lei (PL) que tem como objetivo a criação do Departamento de Proteção a Grupos de Vulneráveis (DPGV) no âmbito da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte. Quando implementado, o departamento irá coordenar, planejar, fiscalizar e executar as atividades de polícia judiciária e de investigação criminal relacionadas às infrações penais nas quais a mulher, idoso, criança, adolescente e pessoas portadoras de deficiência figurem como vítimas, em razão dessa condição.

Presente à reunião, a  governadora Fátima Bezerra, que esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, classificou a iniciativa como um importante passo para a população do Rio Grande do Norte. “É preciso agir e ampliar atendimento para o público que sofre preconceito diário e violência gratuita. Vivemos infelizmente em uma sociedade que traz a desigualdade em sua raiz e há segmentos, sim, mais desprotegidos. O Estado existe para promover direitos e estamos lutando para ampliar o atendimento e o bem-estar do povo do Rio Grande do Norte”, destacou a governadora durante a apresentação.

Será responsabilidade do departamento agregar o atendimento resultante de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional ou orientação sexual. Este é o primeiro passo no âmbito estadual para o andamento da minuta do projeto, que seguirá para o Gabinete Civil e, quando finalizado, enviado para aprovação na Assembleia Legislativa.

O projeto, inédito no estado, quando implementado, terá a função de agregar cada um destes grupo de atendimento. Hoje o atendimento é distinto para cada tipo de investigação criminal, como os tipos de denúncias relacionadas às mulheres que podem ser direcionadas à Delegacia de Atendimento Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM).
                                                            Patrulha do RN.                                                                                            Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário