sábado, 1 de maio de 2021

UM ANO SEM EMERY COSTA, O GRANDE OPERÁRIO DA COMUNICAÇÃO.

Hoje, Dia do Trabalhador faz um ano que nos despedimos do amigo, do comunicador Emery Costa.                                                                                    Em 01/05/2020, às 13:30 horas, na UTI da Casa de Saúde São Lucas, em Natal, onde estava internado lutando contra a Covid-19, Emery Jussier Costa não suportou, perdeu a guerra. A cidade de Mossoró ficou de luto, especialmente o rádio e o jornal, pois a voz do amigo EMERY COSTA se calou para sempre, ele partiu para a casa paterna e hoje, um ano se passou, mas Emery continua vivo no coração da família, dos amigos e dos seus ouvintes e leitores.                                                                                          Sua História

Emery Costa – Emery Jussier da Costa nasceu no dia 13 de fevereiro de 1946, na cidade de Mossoró; terceiro de um total de oito filhos do casal Eliseu de Oliveira Costa e Julita de Oliveira Costa. Conheceu sua futura esposa Maria Luiza Martins de Almeida Costa, conhecida como “Maysa”, em 22 de outubro de 1965, onde se casou com ela, no Santuário do Coração de Jesus e, desta união nasceram dois filho: Mayara Costa e Emery Jussier da Costa Júnior.                                                                            
Suas primeiras letras aprenderam com a professora Alaíde Nascimento, em sua residência que ficava à Praça Coração de Jesus, centro de Mossoró; depois ingressou no Colégio Diocesano Santa Luzia, em 1956, também teve uma passagem pelo Colégio Estadual e, depois, pela União Caixeiral.                                                                                             
Seu primeiro trabalho foi dos 7 aos 17 anos de idade, com o seu pai na “Padaria São José”, que ficava localizado na Rua Coronel Vicente Saboya, centro de Mossoró.                                            
O rádio sempre foi uma grande paixão, pois vivia nos estúdios das Rádios Difusora e Tapuyo, onde vivia “peruando” Genildo Miranda, Paulo Gutemberg, Jorge Ivan Cascudo, José Maria de Souza Luz, José Maria Madrid, após eles lerem as notícias e jogavam a segunda via no cesto, sendo que o garotinho Emery Costa ia pegar os noticiários e corria para casa, onde lia em voz alta e ensaiava, pois sua grande paixão era o rádio. Antes disso chegou a apresentar “A Voz do Estudante” inicialmente pela Rádio Tapuyo de Mossoró e, posteriormente, na Rádio Rural, ao lado de Eudes Martins Leite. Era um programa de responsabilidade do Centro Estudantil Mossoroense – CEM.                                                              
Sua iniciação como locutor foi aos 17 anos de idade, na Rádio Rural, depois de ter ficado em quinto lugar, no primeiro teste que houve para locutor daquela emissora, mas teve que aguardar alguns meses para estréia na rádio, pois primeiramente foram contratados os quatro primeiros classificados, mas com a saída de um deles, José Nilson, então foi a vez de Emery se submeter a um novo teste, sendo aprovado em 1. lugar.                                                                                                    
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário