Pesquisar Blog do Gilvan Leite

terça-feira, 30 de novembro de 2021

DOIS CASOS DA VARIANTE ÔMICROM SÃO CONFIRMADOS NO BRASIL.

O laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, confirmou dois casos da variante Ômicron da Covid-19. Os casos são o primeiro da nova cepa a serem confirmados no Brasil. As vítimas são um homem de 41 anos e sua esposa, de 37.

Um dos resultados é do passageiro que desembarcou em Guarulhos no último dia 23 de novembro voltando da África do Sul. Existe um terceiro caso suspeito, de um passageiro que veio da Etiópia para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, mas este ainda está em investigação.

Anvisa já foi notificada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já foi notificada sobre os resultados positivos dos testes. A agência enviou os dados para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que já confirmou que os casos realmente são da variante Ômicron.

O laboratório do Hospital Albert Einstein também já informou a Anvisa sobre o processo de sequenciamento genético no último dia 29/11. Já nesta terça-feira (30), a instituição informou que havia confirmado, com base em análises prévias, que a variante Ômicron foi identificada pela primeira vez no Brasil

A Anvisa também já enviou um ofício para o Ministério da Saúde e para as secretarias de saúde do município e do estado de São Paulo sobre o diagnóstico. Segundo eles, isso é extremamente necessário, para que sejam tomadas as medidas de saúde pública adequadas sejam tomadas o mais rápido possível

O que é a Ômicron?

Este é o primeiro caso da variante B.1.1.529, que foi batizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Ômicron. A nova cepa causa preocupação por seu alto número de mutações. Segunda a organização apresenta risco altíssimo para novos surtos da doença. (Fonte:- GRUPO CIDADÃO 190).                                                                                               Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

CORVETE É PERSEGUIDO PELA PRF APÓS "CAVALO DE PAU". CONDUTOR TERMINA PRESO.

Na tarde desta terça-feira (30), a Polícia Rodoviária Federal no RN foi suprendida com a ação de um condutor de um veículo do tipo Corvete de cor Vermelha ano 2014, oriundo da cidade de Recife que, de forma imprudente, praticou diversas manobras e pertubações no trânsito ao longo da BR 101 entre São José do Mipibi e Goianinha. 
O relato é que o veículo transitava em alta velocidade e após colidir em um caminhão na altura da cidade de Parnamirim resolveu ousar uma manobra de "Cavalo de Pau" de frente à Unidade da PRF de São José do Mipibu, uma verdadeira afronta à autoridade local.

Como se não bastasse, ainda fugiu e após buscar abastecer na cidade de Goianinha, fugiu sem pagar o abastecimento.                                                       
No entanto, o que o condutor do Corvete não contava era com a pronta resposta da Polícia Rodoviária Federal que conseguiu alcançá-lo na altura da cidade de Canguaretema onde, após resistir aos procedimetnos policias, o condutor foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.                                                                
Relatos afirmam que o condutor realizou uso de drogas durante todo o periodo em questão.
Os fatos serão apurados na delegacia, assim como as circunstancias que causaram tamanha alteração de estado do condutor que foi preso. (GRUPO CIDADÃO 190).                                                                                              Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

FALECEU EM NATAL O VEREADOR NEY LOPES JÚNIOR. SEGUNDO INFORMAÇÕES INFARTO FULMINANTE. NOSSAS CONDOLÊNCIAS!

O Blog do Gilvan Leite, e toda família imprensa Potiguar, lamentam a perda do ex-vereador de Natal Ney Lopes Júnior, que faleceu nesta terça-feira, 30 de Novembro.

Natalense, Ney Lopes Júnior era filho do ex-deputado federal, procurador federal e professor de direito constitucional da UFRN Ney Lopes de Souza (deputado federal por seis mandatos) e da professora Abigail de Andrade Souza.

Desde os tempos de estudante já demonstrava o seu interesse de ingressar na vida pública. Começou na política estudantil. Foi o fundador da juventude do DEM (antigo PFL), como Secretário Geral Nacional e Presidente no Rio Grande do Norte, assim como ocorreu entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012.

Como jornalista, apresentou o programa de rádio “Conversando com Ney Lopes Jr.”, por 8 anos, o “Procure seus Direitos”, na TV Tropical, por 6 anos, e o programa “De Olho na Cidade”, na Band Natal.

Manifestamos nossos sentimentos e condolências aos familiares e amigos, em especial ao seu pai, o ex-deputado federal, Ney Lopes.

Não há palavras que possam amenizar a dor, mas rogamos a Deus que os conforte e traga o consolo a todos.                                                                                           
 Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

ASSALTO A UM ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM PARAÚ/RN.

A polícia militar do destacamento de Paraú, sob o comando do Sgt Silva, recebeu a informação de que um elemento teria praticado um assalto ao estabelecimento comercial Rancho Veterinário no município de Paraú/RN.
 
Segundo as informações, colhidas pelo site Focoelho junto a PM, o suspeito chegou armado com um revólver que estava em um bolsa de plástico, tipo sacola, mostrou à vítima e em seguida anunciou o assalto.

O bandido conseguiu levar do comércio, vários produtos tais como, objetos pessoais da mulher (vítima), tipo; anel, celular Samsung tipo A30, uma caixa de som e uma certa quantia em dinheiro, na faixa de uns 760 reais. Em seguida, o ladrão fugiu com destino ignorado.

O sgt Silva disse a reportagem do Focoelho que realizou várias diligências, mais sem êxito ate o momento, e pede que a população denuncie. (Fonte:- Focoelho).                                                                                        Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

EXERCÍCIO ILEGAL DE MEDICINA VETERINÁRIA É DENUNCIADO POR CRMV-RN.

Foi encaminhado pelo  Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (Crmv) uma denúncia ao Ministério Público sobre o exercício ilegal da profissão de médico-veterinário em Parnamirim, região metropolitana de Natal.

A partir de informações recebidas pelas redes sociais, a fiscalização do Regional foi a um petshop no bairro Rosa dos Ventos e constatou que os responsáveis pelo estabelecimento anunciavam consultas veterinárias e aplicavam vacinas em animais mesmo sem ter formação na área.

Entre os documentos repassados ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) de Meio Ambiente, estão áudios em que um dos envolvidos afirma ser médico-veterinário inscrito no Conselho Federal de Medicina Veterinária, sendo que somente os Conselhos Regionais realizam registro de profissionais. 

Também foram juntadas imagens de cartões de vacinação que contam com a assinatura do suposto profissional, porém sem o carimbo que deve indicar seu nome e o número de registro no CRMV. 

No documento encaminhado na última sexta-feira (26) ao MP, o presidente do CRMV-RN, Dr. Raimundo Alves Barrêto, ressaltou que as atividades em questão só podem ser desenvolvidas por profissionais médicos-veterinários formados e com registro no CRMV. 

O atendimento clínico e aplicação de vacinas por pessoas não qualificadas coloca em risco a vida do animal e até mesmo da família com quem ele convive, podendo ser classificado inclusive como maus-tratos. 

“Diante de todas essas informações, solicitamos ao Ministério Público que instaure a investigação para apuração dos fatos noticiados, para que leve ao Judiciário e a Lei seja aplicada”, afirmou o presidente do CRMV-RN. 

O presidente ainda orientou que, ao procurar atendimento médico-veterinário, a população procure estabelecimentos e profissionais com registro no CRMV-RN. Os estabelecimentos devem manter exposto o certificado de regularidade. Já o profissional deve portar a carteira de identidade profissional.

Mesmo com a apresentação de documentos, caso o usuário tenha dúvidas sobre a regularidade do atendimento pode procurar o CRMV-RN para tirar dúvidas pelo número (84) 3221-3290 ou pelo site (www.crmvrn.gov.br).

Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

ENEM:- GABARITO SAIRÁ NESTA QUARTA (01/12); E RESULTADO FINAL, EM 11 DE FEVEREIRO.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), informou, nesta segunda-feira (29), que os gabaritos oficiais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão divulgados na quarta-feira (1º). Além disso, de acordo com o presidente do instituto, Danilo Dupas, o resultado final do exame será publicado em 12 de fevereiro de 2022.

Em coletiva de imprensa nesta tarde, Dupas fez um balanço sobre o segundo dia de provas do Enem, que ocorreu no domingo (28).

Segundo ele, quase 30% dos participantes não compareceram para fazer a prova de matemática e ciências da natureza.

De acordo com Dupas, os estudantes que faltaram têm até a próxima sexta-feira (3) para solicitar a reaplicação da prova. O Inep analisará todas as solicitações individualmente. As provas serão feitas em 9 e 16 de janeiro de 2022. “Aqueles que tiveram algum problema de logística ou intercorrência ao longo da aplicação agora têm essa oportunidade”, destacou.

De todo modo, Dupas frisou que 70,1% dos alunos que se inscreveram para o exame fizeram a prova do último domingo. “Mesmo em uma pandemia mantivemos a série histórica [de presença]”, observou. (GRUPO CIDADÃO 190).                                                                                                Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

EX-PRESIDIÁRIO DÁ ENTRADA NA UPA DO BAIRRO SANTO ANTÔNIO EM MOSSORÓ, COM FERIMENTOS POR ARMA DE FOGO.

O ex-presidiário José Carlos Sampaio Silva, 23 anos, natural de Canindé no Estado do Ceará e residente no Conjunto Nova Mossoró, deu entrada no início da noite desta segunda feira 29 de novembro de 2021, na UPA do Bairro Santo Antônio, apresentado ferimentos provocados por disparos de arma de fogo. Ele chegou na unidade de saúde levado por um homem em uma moto POP.

A Polícia Militar recebeu informações de que nas imediações da Praça do Livro na Avenida Rio Branco, onde o ex-presidiário foi baleado, teria ocorrido uma tentativa de assalto, onde um homem tentou roubar uma Hilux e um popular teria presenciado a ação criminosa e reagido, atirando contra o suspeito.Para fugir do local, o suspeito teria tomado uma moto FAN 150 de assalto.

Minutos depois do ocorrido, José Carlos, deu entrada baleado na UPA. A polícia ainda não confirnou se o baleado é a mesma pessoa que tentou roubar a Hilux e depois tomou uma moto de assalto para fugir. Após receber os primeiros atendimentos na UPA, o ex-presidiário foi transferido pelo SAMU para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

Segundo informações médicas, o paciente tem estado de saúde estável. Ele foi alvejado com dois tiros, sendo um no queixo, provavelmente de raspão e outro na região Torácica. A Polícia Civil deverá investigar o caso, para saber se o baleado, que deixou a prisão por meio de livramento condicional, foi mesmo a pessoa envolvida no assalto. (Fonte:- Fim da Linha).                                                                                                              Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

SEIS POTIGUARES QUE ESTAVAM DESAPARECIDOS EM ATIBAIA NO ESTADO DE SÃO PAULO SÃO ENCONTRADOS.

"Já imaginava o pior", diz mulher de um dos potiguares encontrados após quatro dias desaparecidos em Atibaia, no interior de São Paulo.                                             
Seis funcionários de um restaurante de comida japonesa desapareceram na quinta-feira passada - quatro deles são potiguares. Eles disseram em depoimento à polícia que foram a uma festa, ficaram sem sinal de celular e não conseguiram sair do local.

"Todo mundo saltou de alegria, porque ninguém imaginava. Foram quatro dias. A gente já pensava o pior".                                                                                       
Essa foi a sensação descrita pela estudante Ângela Maria do Nascimento quando recebeu nesta segunda-feira (29) a ligação que informou que o marido dela, José Lieberth, e outros cinco funcionários de um restaurante japonês que estavam desaparecidos em Atibaia, no interior de São Paulo, foram encontrados com vida após quatro dias.

Além de José Lieberth, de 19 anos, outros três eram do Rio Grande do Norte: José Leonardo de Oliveira da Fonseca (Geninho), 25, Josenildo Arruda Gomes, 23, e Wezily Felix da Silva, 22. Os outros dois eram Ismael Barbosa e Deivid José da Silva - um da Paraíba e outro de Pernambuco.

A esposa de José Lieberth contou que recebeu a informação de que eles foram encontrados pelo próprio patrão dos jovens.

"Ele não disse nada, só disse que todos estavam bem, não estavam machucados. Eles estavam bem de saúde e estavam prestando depoimento na delegacia", falou.

Encontrados.                                               
Depois de quatro dias desaparecidos, seis funcionários de um restaurante de comida japonesa foram encontrados nesta segunda-feira (29) em Atibaia (SP). O caso é investigado pela Polícia Civil e gerou mobilização na cidade.                                                                                
Os jovens voltaram no início da tarde desta segunda para o alojamento onde moram. Todos estão bem e sem ferimentos.

Em depoimento à Polícia Civil, todos apresentaram a mesma versão, de que estavam bebendo na conveniência de um posto na noite de quinta-feira (25) quando foram convidados a uma festa em uma chácara.

Eles aceitaram o convite, mas disseram que no local não havia sinal de celular e que não tinham como ir embora.

No entanto, a versão não convenceu a Polícia Civil, que investiga a hipótese de que o grupo tenha sido vítima de um sequestro.

"Houve uma série de inconsistências. São jovens, são seis pessoas. Impossível que seis pessoas desapareçam. Que elas tenham a intenção de ir pra mesma festa e que adotem a mesma postura de não comunicarem seus respectivos familiares. Um ou outro, acho que até seria normal. Mas os seis adotarem essa postura, já acho que é um pouco anormal", disse o delegado Hermes Jun Nakashima, responsável pelo caso.

Sumiço.                                                                                                 
O grupo havia sido visto pela última vez na quinta-feira (25). Eles saíram do trabalho e foram se divertir em uma conveniência. Depois disso, não haviam sido mais vistos.

Sem notícias dos jovens, as famílias fizeram boletins de ocorrência relatando o desaparecimento. Parentes dos jovens e o proprietário do restaurante onde eles trabalham foram ouvidos pela polícia.

No fim de semana, os policiais fizeram buscas em possíveis locais em que os jovens pudessem estar. (Fonte:- G1/RN, Inter TV Cabugi).                                                                              Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

POLÍCIA FEDERAL E RECEITA FEDERAL APREENDEM 1,6 TONELADAS DE COCAÍNA EM CARGA DE GENGIBRES NO PORTO DE NATAL.

Essa é a terceira apreensão de cocaína no porto e a Polícia Federal investiga a relação entre as ocorrências. Todas elas tinham como destino o Porto de Roterdã, na Holanda.

A Polícia Federal e a Receita Federal apreenderam 1,6 tonelada de cocaína no Porto de Natal na tarde desta segunda-feira (19). A droga estava escondida em uma carga de gengibres e tinha como destino o porto de Roterdã, na Holanda.

De acordo com os órgãos federais, a apreensão da droga custou um prejuízo de cerca de R$ 360 milhões ao narcotráfico.

Essa é a terceira apreensão de cocaína pela Receita Federal em 2021 no Porto de Natal. A mais recente aconteceu há menos de 10 dias, em 20 de novembro, quando 265 quilos de cocaína foram encontrados em uma carga de mangas.

Somada à apreensão de meia tonelada de droga em julho, são cerca de 818 quilos de cocaína apreendidos apenas em 2021 no Porto de Natal.

Natal é ponto de embarque de rota marítima do tráfico internacional de cocaína, diz PF.                                           
265 quilos de cocaína são apreendidos em carga de mangas.        
A Polícia Federal investiga possível ligação entre as ocorrências deste ano. Todas tinham como destino o porto de Roterdã, na Holanda.

A droga apreendida nesta segunda-feira foi recolhida pela Polícia Federal, que dará prosseguimento à investigação para identificar os responsáveis e responsabilizá-los criminalmente.
Droga encontrada no Porto de Natal estava dentro de uma carga de gengibre — Foto: Divulgação.                  
De acordo com os órgãos, a apreensão só foi possível graças ao uso intensivo de tecnologias, como o scanner, e de técnicas de análise e gerenciamento de risco.

Rota do tráfico.                                                                                                              Em 2019 a Polícia Federal passou a apontar a capital potiguar como ponto de partida para o tráfico internacional de drogas, com envio de cocaína principalmente para Holanda e Bélgica.

Nos últimos anos, aconteceram apreensões de grandes quantidades de cocaína no Porto de Natal.

Em outubro de 2020, a Polícia Federal prendeu quatro pessoas em flagrante no Porto de Natal com 238,9 quilos de cocaína. De acordo com a PF, a droga seria enxertada em um contêiner que seguiria para a Europa. A ação aconteceu em conjunto com a Receita Federal.

Em agosto daquele ano, a PF também apreendeu 704 quilos de cocaína no porto.

Desde outubro de 2018, mais de 10 toneladas de drogas que partiram de Natal também foram apreendidas no porto de Roterdã, na Holanda. (Fonte:- G1).                                                                                                              Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

MPRN RECOMENDA QUE O PREFEITO DE JOÃO CÂMARA ANULE O CONTRATO COM COOPERATIVA E SE NECESSÁRIO CONVOQUE OS APROVADOS.

1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA COMARCA DE JOÃO CÂMARA
 RECOMENDAÇÃO - Documento nº 2165281
                                                                    O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por seu representante titular de João Câmara, Leonardo Dantas Nagashima, no uso de suas atribuições legais, com fundamento no art. 6º, inciso XX, da Lei Complementar Federal nº 75/1993, art. 27, parágrafo único, inciso IV, da Lei Federal nº 8.625/1993, e arts. 69, parágrafo único, alínea “d”, e 293 da Lei Complementar Estadual nº 141/1996.

RESOLVE RECOMENDAR ao Excelentíssimo Prefeito de João Câmara, Sr. Manoel dos Santos Bernardo, que:

a) ANULE, imediatamente, a contratação da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Educação do Rio Grande do Norte, devendo encaminhar a esta Promotoria de Justiça, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, documentos que comprovem o cumprimento da presente Recomendação;

b) Se necessário, convoque os aprovados para o último concurso público para os cargos da Educação, assegurando o inicio do ano letivo de 2022 forma integral e/ou, não havendo aprovados,  proceda a contratação temporária de professores e demais profissionais da área da educação para atender à situação temporária de excepcional interesse público, mediante contratação temporária, com prévio procedimento de seleção com critérios objetivos estabelecidos, devendo, neste caso, encaminhar ao Ministério Público prova do atendimento dos requisitos elencados pelo STF, quais sejam: 

i) previsão em lei dos casos de contratação temporária; 

ii) previsão legal dos cargos; 

iii) tempo determinado; 

iv) necessidade temporária de interesse público; 

v) interesse público excepcional. 

Desde já adverte que a não observância desta Recomendação implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis, podendo haver inclusive o ajuizamento de ação civil pública de nulidade de ato administrativo.

Publique-se esta Recomendação no Diário Oficial do Estado.

Encaminhe-se cópia eletrônica da presente para a Coordenação do CAOP Patrimônio Público e da CAOP Cidadania e para a Gerência de Documentação, Protocolo e Arquivo – GDPA da Procuradoria-Geral de Justiça, conforme prevê o art. 1º Resolução nº 056/2016 – PGJ, para publicação no Portal da Transparência do MPRN.

Remeta-se esta Recomendação ao Prefeito de João Câmara, com entrega pessoal.

João Câmara/RN

Leonardo Dantas Nagashima

Promotor de Justiça.                                                                                   Documento nº 2165281 do procedimento: 042320130000103202181

Validação em https://consultapublica.mprn.mp.br/validacao através do Código nº 6d4612165281

Assinado eletronicamente por LEONARDO DANTAS NAGASHIMA, PROMOTOR DE 3a ENTRANCIA, em 25/11/2021 às 12:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na MP 983/2020 de 16/06/2020 e Res. nº 037/2019-PGJ/RN.

 PORTARIA  - Documento nº 2165271

Inquérito Civil nº 04.23.2013.0000103/2021-81

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de João Câmara

RESOLVE converter o Procedimento Preparatório em INQUÉRITO CIVIL, para investigar: 

OBJETO: “Apurar suposto descumprimento do acordo firmado na Ação Civil Pública nº 0100081 – 74.2018.8.20.0104, decorrente da suposta contratação ilegal de servidores temporários e estagiários pelo Município de João Câmara, preterindo os candidatos aprovados no último certame público (edital nº 01/2019). (Concurso público de João Câmara)”. 

FUNDAMENTO JURÍDICO: Art. 37, Constituição Federal; INVESTIGADO: Município de João Câmara;

DILIGÊNCIAS INICIAIS:
                                                                   1) AUTUE-SE o presente feito como Inquérito Civil em livro/planilha/sistema informatizado próprio, providenciando-se a devida anotação/baixa no livro/planilha/sistema informatizado de Procedimento, a respeito da presente evolução.

2) ENCAMINHE-SE ao CAOP Patrimônio Público, por meio eletrônico, a presente portaria (artigo 24 da Resolução nº 012/2018-CPJ);

3) Determino o prosseguimento com tendo em vista que as diligências já determinadas por este Promotor de Justiça não puderam ser cumpridas pela Secretaria das Promotorias de Justiça, diante da impossibilidade de entrega de ofícios, notificações e demais correspondências por força do ATO CONJUNTO Nº 003/2020/TJRN/MPRN/DPERN/TCERN, que suspendeu as atividades presenciais no âmbito do Ministério Público.

4) Encaminhe-se a recomendação em anexo ao Prefeito do Municípío de João Câmara, com entrega pessoal;

5) REITERE-SE o pedido relacionado aos documentos de ns. 2102928 e 1916496, fazendo constar que se trata de reiteração, com entrega pessoal;

6) OFICIE-SE a Prefeitura de João Câmara requisitando que, remeta, no prazo de dez dias, o processo de contratação da Cooperativa dos Profissionais da Educação do Rio Grande do Norte, acompanhado de cópia do contrato, e os respectivos processos de empenho, liquidação e pagamento. Além disso, deverá remeter esclarecimentos detalhados dos quantitativos e natureza dos cargos contratados através da Cooperativa, com a respectiva previsão de lotação, destinação em turmas e turnos.

João Câmara/RN

Leonardo Dantas Nagashima

Promotor de Justiça

_____________

Documento nº 2165271 do procedimento: 042320130000103202181

Validação em https://consultapublica.mprn.mp.br/validacao através do Código nº 4b9932165271.

Assinado eletronicamente por LEONARDO DANTAS NAGASHIMA, PROMOTOR DE 3a ENTRANCIA, em 25/11/2021 às 11:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na MP 983/2020 de 16/06/2020 e Res. nº 037/2019-PGJ/RN. (Fonte:- Blog do Jasão).                                                                                                                                 Compartilhe.                                            
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

JOVEM É MORTO POR ARMA BRANCA NO CENTRO DE APODÍ, NA REGIÃO OESTE POTIGUAR.

A Polícia Militar de Apodi/RN, registrou um crime de homicídio na noite deste domingo (28), quando o jovem conhecido como João Victor,  de 21 anos, foi morto no centro da cidade. De acordo com informações, o mesmo foi encontrado por populares que passavam pelo local já sem vida.                               
A Polícia Militar foi acionada para o local, uma equipe do SAMU também foi acionado e quando chegou João Victor já estava em óbito.
De acordo com informações, no corpo de João Victor foi encontrado uma perfuração de um objeto cortante na região do peito, provavelmente faca.

O crime foi ao lado da Caixa Ecnômica Federal na Rua Coronel João Pessoa Nª 54, no centro da cidade.

Outras informações a qualquer momento. (Fonte:- Mossoró Notícias).                                                                                                      Compartilhe.Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

HOMEM É MORTO À TIROS DENTRO DE VILA NO PLANALTO 13 DE MAIO. É O 149º HOMICÍDIO EM MOSSORÓ NO ANO DE 2021.

O crime aconteceu por volta de 01h30min desta madrugada de segunda feira, 29 de novembro de 2021, no Planalto 13 de Maio (Papôco) em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte.                                                                                                      Um homem identificado apenas como "João", foi morto com tiro de espingarda, dentro de casa em uma Vila, localizada na Rua Vicente Leite.
A Polícia Militar foi acionda para o local e quando chegou se deparou com a cena de crime e acionou a Delegacia de Plantão e o ITEP. Segundo informações da PM, o criminosos invadiram a casa e mataram a vítima, que não portava documentos de identificação.
Após a perícia o corpo foi recolhido e encaminhado ao IML do ITEP, onde será examinado e liberado após o comparecimento de familiares com a documentação. Não há informações sobre a motivação do crime e a polícia desconhece até o momento o autor dos disparos.                                                                                                           
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai instaurar inquérito policial, para investigar mais um assassinato na cidade. Mossoró já contabiliza 149 homicídios em 2021. (Fonte:- Fim da Linha).                                                                                Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

"PF APREENDE EM NATAL 16,4 KG DE COCAÍNA VINDOS DO AMAZONAS".

Natal/RN - A Polícia Federal apreendeu no último sábado, 28/11, na Zona Sul de Natal, 16,4 kg de cocaína camuflados na lataria de um veículo utilitário. A droga vinha de Manaus/AM.                                                  
Com a aproximação das festas de final de ano e, principalmente, do Carnatal, a PF intensifica o combate ao tráfico de entorpecentes, sendo que a apreensão foi possível graças a troca de informações com a PF do Pará que deu conta de que um veículo transportado por um caminhão-cegonha possivelmente chegaria a capital potiguar contendo droga no seu interior.
A PF conseguiu localizar o caminhão e passou a monitorá-lo até a sua chegada no bairro Pitimbu, onde os veículos foram descarregados e recebidos pelos seus donos, menos um dos carros que não foi procurado e ficou estacionado na via.
Os policiais então aguardaram um dia inteiro e como o dono não apareceu, resolveram vistoriá-lo,  oportunidade em que foram encontrados, escondidos na lataria, 15 tabletes de cocaína.                                                        
A PF agora vai instaurar inquérito policial visando aprofundar as investigações e apurar o fato criminoso.
Em 2021, a Polícia Federal já apreendeu 285 kg de cocaína no Rio Grande do Norte, a maioria, no porto de Natal.

(COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PF NO RIO GRANDE DO NORTE).                                                                        Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

HOMEM É EXECUTADO E CORPO ROLA PELAS ESCADARIAS DE MÃE LUIZA, NA ZONA LESTE DE NATAL.

A Polícia Militar registrou na manhã deste domingo (28), que um homem sofreu disparos de arma de fogo e seu corpo rolou pela escadaria do bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal, enquanto transeuntes passavam normalmente pelo local como se nada tivesse ocorrido.                    
Segundo informações, a vítima era usuário de drogas e teria sido executada por membros de facções criminosas que atuam na área, em  represália a crimes praticados pelo mesmo, no caso, um estupro de vulnerável, fato ocorrido no mês passado, e neste domingo (28) foi justiçado.         
A Polícia Militar isolou a área para preservar a cena do crime enquanto aguardava a perícia técnica. O nome da vítima ainda não foi divulgado oficialmente.                                                                                                                  O ITEP compareceu ao local e recolheu o corpo para os procedimentos de necrópsia. No local impera a lei do silêncio. (Blog do Gilvan Leite).                                                                                              Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

domingo, 28 de novembro de 2021

A BARRAGEM BOQUEIRÃO DE PARELHAS APRESENTA NÍVEL PREOCUPANTE DE ÁGUA ARMAZENADA.

A Barragem Boqueirão de Parelhas na Região do Seridó Potiguar apresenta neste domingo (28), em seu reservatório, um volume útil  de 10,89%,  valor muito abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. Há um ano, o volume estava em 19,40%.
                                                                Em alguns locais já podemos notar a  água verde, fator que  está relacionado a algo natural: o desenvolvimento de algas. São organismos microscópios que crescem e se reproduzem em rios, lagos e represas. Eles podem mudar a cor para amarela ou esverdeada.
                                                                    O que preocupa ainda mais é a quantidade de embalagens descartáveis e outros  materiais que são descartados na proximidade do espelho d’água. Esses materiais podem contribuir para um outro processo, que é a   eutrofização da água. A eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquático.
                                                          Chegou o momento dos órgãos responsáveis e as comunidades favorecidas com o   abastecimento   de água da Barragem Boqueirão,  começarem a  debater  e traçar alternativas  para enfrentar uma possível  escassez de água para o abastecimento, caso  não ocorra chuvas suficientes no próximo ano de 2022,  para  uma recarga hídrica da barragem, como ocorreu nesse ano  de 2021. (Fonte:- Plantão RN).                                                                                    Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

POLÍCIA MILITAR PRENDE NATALENSE SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO COM O TRÁFICO DE DROGAS EM MOSSORÓ, NO OESTE POTIGUAR.

A Polícia Militar prendeu na tarde desta sábado 27 de novembro de 2021, um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Anderson Felix da Silva, o "Caveirinha" 29 anos, natural de Natal/RN, foi preso pela guarnição de Rádio Patrulha do 12º BPM, comandada pelo sargento P. Silva, com apoio do dos soldados, G. Reinaldo e Michel, em uma residência na Rua General Péricles na região do Pirrichil.

A equipe estava em patrulhamento, quando recebeu a informação de naquela região, havia alguns elementos aguardando um carregamento de drogas e armas. Foi feito um cerco e ao se aproximar do local um Suspeito tentou fugir. Parte da equipe fez o acompanhamento do indivíduo até um barraco, e a outra parte fez uma busca pela vagem e localizou parte do material apreendido.
Em ato contínuo dentro do barraco foi encontrado mais drogas expostas em um quarto do barraco. Ao todo foram apreendidos, 46 trouxinhas de maconha, mais 15,7 gramas da droga em tamanho maior, 183 gramas de crack, 72,5 gramas de cocaína, 01 balança de precisão, papel filme, mais de 1000 sacos plásticos e um caderno de anotação dos devedores.

Anderson Felix ao ser preso afirmou que a droga era dele e que tinha comprado em Natal para revender em Mossoró. O suspeito foi conduzido, juntamente com o material ilícito  à Delegacia de Plantão e apresentados ao delegado Luiz Antônio, para as providências cabíveis.

A autoridade policial decidiu por autuar em flagrante, o conduzido, por crime de tráfico de drogas (artigo 33). Anderson Felix da Silva,, que segundo a polícia já tem outras passagens pelo sistema prisional, por violência domestica e roubo, foi encaminhado à Cadeia Pública de Mossoró onde ficará a disposição da justiça.

Apoiaram a ação:Rádio Patrulha 02 Malvinas; Fiscal de Operações do 12º BPM e soldado De Moura e seu Cão farejador. (Fonte:- Fim da Linha).                                                                              Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

COVID-19:- PROFESSORA MORRE 9 DIAS APÓS FALECIMENTO DO MARIDO, EM CAICÓ.

Caicó amanheceu de luto neste domingo. Faleceu a Professora Maria do Socorro, vítima da Covid-19.

Socorro fazia parte do corpo docente da Escola Padre Edmundo Kagerer (Bairro Castelo Branco).
Socorro era esposa de Manoel Baterista, que também morreu por complicações da Covid-19.

Manoel Baterista faleceu no dia 19. Informações que o casal não tomou vacina contra a COVID, seguindo conselho de uma filha, por negacionismo religioso. (Fonte:- Plantão Policial).                                                                                        Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado). 

PRODUÇÃO DE CASTANHA NO RN DEVE TRIPLICAR ATÉ 2030.

O Rio Grande do Norte, que hoje figura como o terceiro maior produtor, atrás dos estados do Ceará e do Piauí, pode retomar o protagonismo nacional da produção de castanha de caju, como ocorreu até meados de 2010. É que, segundo prognóstico feito pelo chefe da Embrapa Agroindústria Tropical, Gustavo Saavedra, o Estado deve triplicar a produtividade nos próximos oito anos, saltando de 17 mil toneladas para 50 mil toneladas produzidas ao ano, o que representará cerca de R$ 300 milhões

A estimativa do pesquisador foi apresentada no Seminário da Cajucultura, no Auditório Amâncio Ramalho, na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). O evento integrou a programação científica daExpofruit. A “virada da cajucultura potiguar”, como classificou Saavedra, deve ocorrer a partir de outubro de 2022, quando serão lançados e inseridos em pomares de regiões serranas do estado, a exemplo de Serra de Santana, dois novos clones de cajueiro-anão desenvolvidos pela Embrapa.

Adaptados às condições climáticas da região por meio de melhoramento genético, os clones possuem, como principal característica, a alta produtividade. Gustavo Saavedra adverte, no entanto, que somente a chegada de novos clones de cajueiro não serão capazes de alavancar a produção. Investir no manejo e no melhoramento genético será determinante para que a produtividade de castanha de caju seja triplicada no Rio Grande do Norte, associado, ainda, ao cultivo em áreas tradicionais, como nos municípios de Severiano Melo e Serra do Mel, na região Oeste.

“Triplicar a produção é uma meta bem realística. O clone 1 e o clone 2, como estão sendo chamados, passaram por testes e performaram muito bem nas regiões de serra, com produtividade bem elevada. Isso traz novas perspectivas para a cajucultura potiguar, a partir do momento que temos disponível, também, excelente melhoramento genético e excelente manejo, indispensáveis ao aumento na produção”, avalia.

Alinhado às novas perspectivas para a cadeia produtiva da cajucultura no Estado, o Sebrae-RN desenvolverá, nos próximos três anos, juntamente com parceiros, uma série de novas medidas com vistas ao fortalecimento do setor. O foco, de acordo com o gestor de Fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho, é a revitalização de pomares e agregação de valor aos produtos produzidos por pequenas agroindústrias.

Ele afirma que, atualmente, a cajucultura deve movimentar cerca de R$ 00 milhões . “Hoje, temos uma produção de 7 mil toneladas, cerca de 320 quilos por hectare/ ano o que é bem baixo. Se não pensarmos numa meta ousada, como essa de triplicar a produtividade, o Estado corre o risco de sair desse mercado”, afirma. O gestor explica que tecnologias de manejo para triplicar a produção existem e que, por isso, a meta é realizável.

O Sebrae atua fortemente na fruticultura, com apoio à tecnologia, inovação, introdução de clones associados, orientação para enxertia, e iniciou o trabalho de identificação geográfica da castanha de Serra do Mel, de modo a atender a todas as regiões do Estado. “A ideia é que esse trabalho fique ainda mais intenso nos próximos anos, com o apoio de empresas de extensão, de créditos, de pesquisa, e gestões municipais, para revitalizar a cajucultura”, diz.
(GRUPO CIDADÃO 190).                                                                               Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

HOMEM ESFAQUEADO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO MORRE NO HOSPITAL REGIONAL TARCÍSIO MAIA. É O 148º HOMICÍDIO EM MOSSORÓ DO ANO 2021.

Mossoró cidade da região Oeste Potiguar, registrou na noite deste domingo 28 de novembro de 2021, o 148° homicidio do ano. A vítima foi William Freitas de 27 anos de idade.

Ele sofreu uma cutilada de faca peixeira, na região do abdômen, no final da tarde de hoje, na Rua Lira Tavares no Bairro Santo Antônio, foi socorrido por populares para a UPA do bairro e depois transferido pelo SAMU para o Hospital Tarcísio Maia. 

Segundo informações, a vítima ainda chegou a entrar na sala de cirurgia, mas não resistiu e foi a óbito no centro cirúrgico daquela unidade hospitalar. 


Ainda não há informações sobre a motivação do crime, bem como a identidade do autor da facada que acabou matando a vítima. O corpo de William Freitas será removido do necrotério do HRTM para o ITEP onde será examinado e depois liberado para os familiares. 

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso. (Fonte:- Fim da Linha).                                                                                                  Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

AMA - ASSOCIAÇÃO CAMARENSE AMIGOS DOS ANIMAIS RESPONDE AO BLOG DO JADSON SOBRE CAPTURA DE ANIMAIS SOLTOS PELA PREFEITURA DE JOÃO CÂMARA.

Em resposta à reportagem do Blog do Jadson, sobre a matéria  João Câmara: Prefeitura Municipal inicia captura de animais soltos....