Pesquisar Blog do Gilvan Leite

domingo, 6 de dezembro de 2020

05 DE DEZEMBRO DE 1891, FALECIA EM PARIS, DOM PEDRO II, O SEGUNDO E ÚLTIMO IMPERADOR DO BRASIL.


Dom Pedro II morreu no início da madrugada de 5 de dezembro de 1891. Acabara de completar 66 anos e estava hospedado no Hotel Berdford, lugar relativamente modesto situado na rua de l’Arcade, em Paris.

No quarto se achavam cerca de trinta brasileiros, incluindo a princesa Isabel e o marido, conde d’Eu. O governo francês lhe deu honras de chefe de Estado com exéquias realizadas na igreja Madeleine, o que irritou profundamente os republicanos brasileiros.

Dali o caixão seguiu de trem para Lisboa, chão de seus antepassados, onde foi sepultado no mausoléu real de São Vicente de Fora, ao lado da esposa, Teresa Cristina.

No dia da morte do imperador, ao abrir o armário em que estavam seus pertences pessoais, o conde d’Eu encontrou um pequeno embrulho contendo uma substância escura e um bilhete com a seguinte mensagem: 

"É terra de meu país; desejo que seja posta no meu caixão, se eu morrer fora de minha pátria".

As últimas sete palavras dessa frase indicam que, até o leito de morte, Dom Pedro II alimentou secretamente a ilusão de um dia retornar ao Brasil. 

Isso, de fato, aconteceria, mas só trinta anos mais tarde. Em 1920, o presidente Epitácio Pessoa revogou, finalmente, o decreto republicano que banira a família imperial do território nacional. Em 8 de janeiro do ano seguinte, os restos mortais do imperador e da imperatriz foram trasladados para a catedral de Petrópolis, onde se encontram atualmente.

FONTE:

GOMES, Laurentino. 1889: Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da monarquia e a proclamação da República no Brasil. 1. ed. São Paulo: Globo, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CIDADE DE JOÃO CÂMARA CLAMA POR URGENTE INSTALAÇÃO DE UMA BASE DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE.

A cidade de João Câmara, conhecida como a capital da Região do Mato Grande Potiguar e Capital Nacional dos Ventos, tem sofrido n...