Pesquisar Blog do Gilvan Leite

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

VERANEIO EM TIBAU/RN:- TODO ANO É ASSIM, UMA INSANIDADE COLETIVA.

Que a Cidade Praia de Tibau, na Região da Costa Branca Potiguar é uma unanimidade para o mossoroense não resta nenhuma dúvida.                                              
Tibau, às vezes referido como Tibau do Norte, é um município localizado na extremidade setentrional do estado do Rio Grande do Norte. Integrante do Pólo Costa Branca, localiza-se a noroeste de Natal, capital do estado, distando desta 323 km.    
Tem uma área de 169.237 km², uma Elevação de 47m., em relação ao nível do mar, uma população estimada de 4.140 habitantes (2020), é administrada pela Prefeita:- Lidiane Marques da Costa (PSDB, 2021-2024), Cidade fundada em 21 de dezembro de 1995 (26 anos), desmembrada do município de Grossos/RN.                                     
Possuidora de invulgar beleza, a praia de Tibau desde os tempos mais remotos foi o reduto de veraneio do povo mossoroense e desde o final do século IXX, nos livros de história, contam-se verdadeiras sagas de famílias mossoroenses que para lá se aventuravam, em carros de boi, demorando às vezes um dia inteiro, para chegar àquele destino. Estes veranistas precursores alí construíram as primeiras casas de veraneio, sem nenhum recurso da modernidade, como energia elétrica, água encanada e principalmente estradas, em compensação, tinham uma natureza totalmente pura, virgem e intocada, sem falar, na pesca abundante de peixe, frutos do mar e um descanso absoluto.   
O tempo foi passando, as famílias mossoroenses crescendo, e o amor pela praia das areias coloridas foi crescendo. Vêio a modernidade, o automóvel, as estradas, a energia elétrica e com isso a consolidação de Tibau como a Praia de Veraneio dos mossoroenses, do povo da região oeste do estado e de grande parte do sertão da Paraíba.     
Com o progresso, o crescimento e o desenvolvimento econômico de Mossoró, o trecho Mossoró/Tibau foi duplicado, trazendo mais fruidez, segurança e tranquilidade para quem se desloca para a aprazível praia.      
Mas como nem tudo são flores, neste período, compreendido entre as Festa do Natal, Réveillon até o Carnaval, Tibau transforma-se numa verdadeira Babel, onde todos querem ir para lá, fazendo com que sua população de pouco mais de 4 mil habitantes, se eleve num passe de mágica para mais de 100 mil, sobrecarregando toda a infra-estrutura da cidade, causando transtornos diversos, no trânsito, no fornecimento dágua, energia, na segurança e principalmente na falta de sossego para os moradores e veranistas tradicionais. 
O que vimos nesta passagem de ano e neste final de semana, foi um verdadeiro festival de insanidade coletiva, enquanto ainda vivemos uma pandemia de Covid-19, um surto no estado da gripe H3N2, com o vírus se espalhando rapidamente, as pessoas sem máscara, sem proteção alguma, se aglomerando, numa irresponsabilidade incompreensível, atolando carros com paredões de som à beira mar, causando congestionamento desde Mossoró até o Litoral na ida e idem no retorno, sem que as autoridades conseguissem dá conta. Um verdadeira loucura. 
Como bom mossoroense e areiabranquense que sou, afirmo e reafirmo que esse loucura coletiva sempre foi assim, continua sendo e sempre será! (POR GILVAN LEITE).                                                                        Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CIDADE DE JOÃO CÂMARA CLAMA POR URGENTE INSTALAÇÃO DE UMA BASE DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE.

A cidade de João Câmara, conhecida como a capital da Região do Mato Grande Potiguar e Capital Nacional dos Ventos, tem sofrido n...