TÁ NA HORA DO BRASIL PROCURAR UMA VACINA PARA OUTRO VÍRUS, O DA IGNORÂNCIA MUSICAL. No dia 13/04/2020, o Menestrel Potiguar, cantor e compositor Mirabô Dantas, conterrâneo de Areia Branca/RN, filho do saudoso maestro Mirabeaux Abílio Dantas, escreveu no seu Facebook um artigo especial sobre a indigência musical, a qual tomo a liberdade de replicar para o conhecimento de todos. Eu sei, nada é eterno, todos nós iremos embora desse mundo. Mas hoje quero falar de uma geração de bons músicos que já passaram dos 70 anos e que, pela lei natural, irão antes dessa, bem mais nova, que está aí, com seus hits, seus sucessos, muitos deles, claro, fabricados. Aí fico pensando: e quando todos eles, dessa faixa dos 70 anos forem embora, o que restará para as novas gerações ouvirem? É óbvio que muitos compositores jovens surgem todos os dias, com suas novas e belas cançōes. Mas me preocupa, também, o fato de que essa mídia que está aí, hà muito vem excluindo compositores brasileiros, como Moraes Moreira e outros, dessa faixa de idade, que quase não se ouve mais nos meios de comunicação, para dar lugar a modelos pré fabricados destinados, exclusivamente ao sucesso imediato, ao lucro.
A música não envelhece, o preconceito e a ignorância é que tomam o lugar da arte e a substitui pelo modismo e a ganância.
Que venham os novos, mas nunca esqueçamos de Moraes Moreira, Luis Melodia, Sergio Sampaio, Tunai, Dominguinhos, Sivuca, Taiguara, Belchior, Gonzaguinha, Jackson do Pandeiro, Gonzagão, Maysa, Cartola, Tom Jobim, João Gilberto e tantos mais, isso sem falar nos clássicos, como Villa Lobos, Carlos Gomes e outros. Tem nomes nessa relação, que a maioria dos brasileiros nunca ouviu falar. Em compensação o que tem de lixo sonoro invadindo os ouvidos da população, em nome do "$uce$$o...
LEGAL AMIGO INFELIZMENTE A MUSICA MPB FICARA INSISTA
ResponderExcluirLIXEIRA TÁ MUITO GRANDE NOSSA MUSICA TÁ COMPLI
Parabéns amigo Gilvan Leite pelo seu excelente Blog. Um grande abraço para Você e Família.
ResponderExcluir