A retinopatia diabética é a doença nos olhos mais comum em pessoas com diabetes e a principal causa de cegueira em adultos. É causada pelas alterações nos vasos sanguíneos da retina.
Em algumas pessoas com retinopatia diabética os olhos podem inchar e vazar fluido dos olhos. Em outras pessoas, novos vasos sanguíneos anormais crescem na superfície da retina. A retina saudável é necessária para uma boa visão, ela é o tecido sensível à luz que fica na parte de trás do olho.
Se você tem retinopatia diabética, no início poderá não notar diferenças na sua visão. Com o passar dos anos a retinopatia pode piorar e causar a perda da visão. A retinopatia diabética geralmente afeta os dois olhos.
Existem quatro estágios de retinopatia diabética:
1. Retinopatia Não Proliferativa Leve - Nesta primeira fase ocorrem microaneurismas, que são pequenas áreas na retina em formato de balão devido ao inchaço dos minúsculos vasos sanguíneos da retina.
2. Retinopatia Não Proliferativa Moderada - Com a progressão da doença, alguns vasos sanguíneos que alimentam a retina são bloqueados.
3. Retinopatia Não Proliferativa Severa – Nesta fase muitos vasos sanguíneos estão bloqueados, privando diversas áreas da retina de receber seus suprimentos do sangue. Estas áreas sem suprimentos enviam sinais para o corpo crescer novos vasos sanguíneos na região para voltar a ter o suprimento do sangue.
4. Retinopatia Proliferativa – Nesta fase avançada os sinais enviados pela retina geraram o crescimento de novos vasos sanguíneos. Estes novos vasos são anormais e muito frágeis. Eles crescem ao longo da retina e do corpo vítreo, uma substância totalmente transparente que preenche todo o globo ocular. Por si só, estes novos vasos não causam os sintomas da perda da visão. Mas como são muito finos e com paredes muito frágeis, podem estourar e vazar sangue, neste caso poderá causar uma severa perda da visão e até mesmo a cegueira.
Todas as pessoas com diabetes, do tipo 1 e do tipo 2 possuem risco de desenvolver a retinopatia diabética. É por isso que todas as pessoas com diabetes devem fazer um exame oftalmológico completo ao menos uma vez por ano. Quanto maior o tempo que uma pessoa tem diabetes, maior é a probabilidade dela ter retinopatia diabética. Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Gestor Ambiental aposentado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário