Estudos demonstram que a depressão é mais comum em pessoas com doenças crônicas, e mais de 40% das pessoas com diabetes podem ter depressão em algum momento de suas vidas. As medicações para tratar a depressão não possuem nenhum impacto direto na ação das medicações orais para tratar o diabetes ou no funcionamento da insulina para controlar sua glicemia (glicose no sangue).
Por outro lado, manter o diabetes no topo da sua lista de cuidados pode parecer impossível se você estiver com depressão.
Embora haja muitas maneiras de lidar com a depressão, as vezes são necessários vários meses de tratamento com medicação para permitir que você volte a ser você mesmo mais rápido. Um ciclo vicioso pode se desenvolver se você não tratar a depressão, pois a hiperglicemia (altas taxas de glicose no sangue) faz você se sentir mais sonolento e a falta de energia suficiente faz você não querer sair de casa para se exercitar.
O exercício físico ajuda a diminuir a glicose no sangue, faz você se sentir melhor fisicamente e mentalmente. Lidar com a depressão pode quebrar o ciclo vicioso e colocar sua vida de volta no caminho certo. Comer corretamente e fazer exercícios pode ajudar você a se sentir bem o tempo todo. Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental aposentado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário