Na tradição Cristã, foi no dia 6 de janeiro que os Reis Magos visitaram o menino Jesus. Em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, o Dia de Reis é a data católica mais importante. Mais do que o próprio Natal.
Para presentear o Menino Jesus, o rei Baltazar, da África, levou mirra, um arbusto aromático — um presente dedicado aos profetas. O rei Gaspar, da Índia, levou incenso, que representa a fé e a espiritualidade para, assim, homenagear a divindade de Jesus.
O rei Melchior ou Belchior, da Europa, levou ouro. Oferecido apenas para os deuses, neste caso, o ouro era o presente mais adequado para o Messias, o rei dos reis.
Para homenagear os Reis Magos, existe a Folia de Reis, um grupo começa a peregrinação em 24 de dezembro, véspera do Natal, até o dia 06 de janeiro. O grupo costuma receber comida nas casas visitadas e alguns deles acabam por seguir o grupo em cortejo.
Folia de Reis: grupos que peregrinam de casa em casa, em cantoria, do dia de Natal até 6 de Janeiro - Dia de Reis, em homenagem aos Reis Magos.
A folia de reis é de origem portuguesa e o Brasil adotou na colonização. Um grupo de foliões é compostos por mestre, contramestre além de músicos. Todos caminham pelas cidade levando as bênçãos o menino Jesus. Além de três reis magos há sempre um palhaço que tem a função de animar e proteger o menino Jesus contra os soldados de Herodes (que queriam matá-lo).
O Dia de Reis na Europa é tão importante que é feriado em todo o continente. No Dia de Reis na Espanha as crianças deixam os sapatos nas janelas e recebem doces e guloseimas. Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana. Trata-se de uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário