E aí no período expulsivo a galera grita: “foooooorça comprida de fazer cocôooooo!”. E você, morrendo de medo e pensando: “ai meu Deus que meleca, vou contaminar meu parto”. 😥
Vocês precisam lembrar que o parto é um momento fisiológico assim como fazer cocô e xixi também é. Todo mundo faz: você, eu, a Beyoncé e até o Papa! E, para que o bebê nasça, primeiramente temos que esvaziar a bexiga e o reto, pois esses órgãos estão todos muito próximos! Um reto cheio de fezes não permitiria a passagem da cabeça fetal!!!! Mas... o anseio, medo, vergonha de fazer cocô no parto é quase geral!
Por outro lado, nós obstetras amaaaaamos ver o cocô e até comemoramos quando ele aparece!💩❤️ Pois ele significa que a descida do bebê pelo canal vaginal está acontecendo de maneira normal e que a cabecinha do bebê já está forçando o reto! Ou seja, primeiro vai sair o cocô, e logo depois o bebê! E isso é simplesmente maravilhoso! 👶🏻👧🏽 No momento exato do parto, o 💩 já saiu, não sai mais! Seu bebê nascerá limpinho!
E olhem que interessante: a natureza fez o ânus pertinho da vagina porque os bebês precisam ser contaminados pelas bactérias maternas (da vagina e do ânus) para formarem o seu microbioma, ou seja, o agregado de bactérias que vivem em harmonia com ele no seu organismo! Esse microbioma irá proteger o indivíduo de doenças crônicas e ajudará no desenvolvimento do intestino e do próprio processo digestivo futuro.
Existem estudos mostrando que os bebês nascidos de cesariana possuem maior risco de obesidade, alergias e doenças crônicas exatamente por esse motivo! O microbioma desses bebês foi formado por bactérias hospitalares, não maternas!
É isso! Que bom falar de cocô com vocês! Deixem de nojo com o coitadinho pois, especialmente no parto, ele é nosso amigo!
Por Dra. Eliza Cangussu. Compartilhado por:-. Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário