Uma mulher com um vestido de algodão barato e seu marido vestido com um humilde terno, desceram do trem em Boston e caminharam timidamente (sem marcação) para o escritório da secretária do presidente da Harvard University. A secretária adivinhou num momento que esses camponeses vindos das florestas não tinham nada para fazer em Harvard.
- Nós gostaríamos de ver o presidente, disse suavemente o homem.
Ele está ocupado, atendeu a secretária.
- Vamos esperar, replicou a mulher. Por horas a secretária os ignorou esperando que o casal finalmente desanimasse e fosse embora, mas eles não o fizeram e a secretária viu aumentar a sua frustração e finalmente decidiu interromper o presidente, embora fosse uma tarefa que ela sempre evitava.
- Talvez se o senhor conversar com eles por alguns minutos eles irão embora, disse a secretária ao presidente da universidade. Ele fez uma careta de desagrado mas aceitou, alguém da sua importância obviamente não tinha tempo para lidar com pessoas com vestidos e roupas baratas. No entanto, o presidente com a carranca, mas com dignidade, dirigiu-se com um passo arrogante para o casal.
A mulher lhe disse:
- Tivemos um filho que frequentou Harvard por apenas um ano, ele amava Harvard e estava feliz aqui, mas um ano atrás ele morreu em um acidente. Eu e meu marido desejamos levantar algo em algum lugar do campus, que seja em memória do nosso filho.
O presidente não se interessou e disse:
- Senhora, não podemos colocar uma estátua para cada pessoa que frequenta Harvard e falecer, se o fizermos, este lugar parecerá um cemitério.
- Ah não, explicou a mulher rapidamente:
Não desejamos construir uma estátua, pensamos que gostaríamos de doar um prédio para Harvard.
O presidente entornou seus olhos, olhou para o vestido e a proposta cara do casal e então exclamou:
- Um prédio!, têm alguma remota ideia de quanto custa um prédio? Gastamos mais de 7.5 milhões de dólares nos prédios aqui em Harvard!. Por um momento a mulher ficou em silêncio e o presidente ficou feliz porque talvez pudesse se livrar deles agora.
A mulher virou para o marido e disse suavemente:
- Tão pouco custa, começar uma universidade? Por que não iniciamos a nossa? Então o seu marido aceitou e o rosto do presidente ficou escuro em confusão e desconcerto. O sr. Leland Stanford e sua esposa pararam e foram embora, viajando para Palo Alto Califórnia, onde estabeleceram a Universidade que leva o seu nome, a Universidade Stanford, em memória de um filho do qual Harvard não se interessou.
A universidade ′′ Leland Stanford Junior ′′ foi inaugurada em 1891, em Palo Alto. ′′ Junior ′′ porque era em honra do falecido filho do rico latifundiário. Esse foi o seu ′′ memorial ′′ e hoje em dia a Universidade de Stanford é a número um do mundo acima de Harvard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário