A região Oeste do Rio Grande do Norte chegou a 100% dos leitos críticos ocupados. O dado foi registrado, na manhã desta segunda-feira (8), no Regula RN, plataforma que monitora a situação dos hospitais em todo o estado.
As taxas de ocupação do Oeste já estavam em alta ao longo das últimas semanas, apresentando um percentual sempre superior a 90%. A região contempla 62 municípios, representados principalmente pelas cidades de Mossoró, Pau dos Ferros, Apodi e Assu. Ainda segundo o Regula RN, a taxa geral do RN está em 94,6%, enquanto que a Metropolitana tem 94,7% e Seridó 80,6%.
Os principais hospitais de referência do Oeste são o Hospital Regional Tarcísio Maia, Hospital Rafael Fernandes, Hospital São Luiz, Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade e Hospital Regional Hélio Morais Marinho. Todas as vagas de UTI dessas unidades estão ocupadas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), na última quinta-feira (4), foram abertos cinco leitos de UTI Covid no Hospital São Luís, em Mossoró, e mais cinco durante o fim de semana. Além disso, 16 leitos clínicos foram implantados no Hospital Rafael Fernandes, para somar os 10 críticos que já tinham na unidade.
Ainda segundo a Sesap, além de Mossoró – que ficará com 133 leitos entre clínicos e críticos para atender as demandas Covid -, outros municípios da Região Oeste e do Vale do Açu também estão sendo contemplados com novos leitos Covid. Pau dos Ferros recebeu mais dois leitos de UTI Covid, além dos três já abertos na semana passada, totalizando 15 leitos de UTI Covid na unidade. E no Hospital Regional de Assu, foram abertos 6 leitos clínicos Covid nesse final de semana.
A Sesap explicou que, até esta quarta-feira (10), há a meta de manter a expansão de leitos, seguindo a previsão:
- 11 leitos de UTI no Giselda Trigueiro
- 10 leitos de UTI Covid no Hospital da Polícia
- 5 leitos de UTI no regional de Caicó
- 5 leitos de UTI no São Luíz
Nenhum comentário:
Postar um comentário