REMINISCÊNCIAS - Vi hoje, numa publicação de um amigo, que a obra de ampliação do Porto Ilha para aumentar sua capacidade de estocagem de sal, não deu em nada.
Fui buscar informações a respeito do fato; e vi que uma obra iniciada em 2009 e concluída em 2012, no ano seguinte, já apresentava sérios problemas de infiltração na área de estocagem.
É triste, mas é real!
Pois bem, a luta pela criação desse Porto é velha; segundo informações do ano de 1895 prestadas pelo inspetor do tesouro, dão conta da necessidade de um Porto que atenda às necessidades da região; segundo nos revela trabalho de Tavares de Lira.
Em passado mais recente, no ano de 1947 o historiador Luiz Fausto de Medeiros, cumprindo determinação dos prefeitos Dix-Sept Rosado de Mossoró e José Justiniano Sólon de Areia Branca; foi ao Rio de Janeiro junto com Mário Negócio, para tratarem da necessidade imperiosa da construção do Porto de Areia Branca; junto a autoridades federais.
No ano de 1954, por ocasião da visita dos estagiários da Escola Superior de Guerra a Mossoró, foi apresentado novo relatório com dados estatísticos sobre o Porto de Areia Branca.
Em 1974, finalmente era inaugurado o Porto Ilha após tantos anos de luta... passados 40 anos uma reforma não temos capacidade de realizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário