TIPOS DE INSULINA. Existem 6 tipos diferentes de insulina e estas são diferenciadas como BASAL, BOLUS e MISTURA.
INSULINA BASAL – Pessoas sem diabetes produzem insulina 24 horas por dia, e essa produção é chamanda insulina basal. Indivíduos com diabetes, que não produzem insulina, devem injetar insulina basal para tentar mimetizar a fisiologia normal. Você precisa da insulina basal porque o fígado produz glicose quando você não está ingerindo alimento. Por exemplo, durante exercício físico, quando está dormindo e em jejum. Esta insulina tem um tempo de ação mais longo (16-24 h). Existem dois tipos de insulina basal: os análogos de ação longa e a insulina humana NPH. Geralmente é administrada uma ou duas vezes ao dia, dependendo do tipo de insulina basal.
INSULINA BOLUS – Você precisa desta insulina porque quando ingere alimentos, o nível de glicose no sangue aumenta. Neste caso você deve usar uma insulina de ação mais rápida, para reduzir o nível de glicose para um valor dentro da sua meta. A insulina bolus tem um tempo de duração de 4 a 6 h. Deve ser utilizada antes ou depois do café da manhã, almoço, jantar ou lanche, dependendo do tipo usado. Existem dois tipos de insulina bolus: os análogos de ação ultra-rápida e a insulina Regular humana.
MISTURA DE INSULINA – Esta insulina possui insulina basal e bolus juntas no mesmo frasco. Existem dois tipos desta insulina: mistura entre análogos de insulina, e mistura entre as insulinas NPH e Regular humana. EX: Humulin ou Novolin 70/30 (70% é insulina NPH e 30% é insulina regular). Geralmente esta insulina é utilizada em pessoas com diabetes tipo 2. Diabetes Sem Mêdo.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário