Hoje graças a todas as informações históricas que temos, sabemos que tanto a Lei Aurea, como a lei do ventre livre e a lei do sexagenário só serviram para que os negros continuassem escravizados, mas dessa vez sem um dono, escravizados e marginalizados por toda sociedade, e pior o efeito dessas falsas leis perdura até hoje e se chama racismo.
Então que reflitamos nesse dia sobre todo esse sofrimento que a séculos assombra o Brasil, desde o Brasil colônia, os dias de hoje na era digital onde o Racismo se esconde nas redes sociais.
Sempre digo, uma pessoa que vai pela primeira vez a uma casa de umbanda, e senta num toco pra conversar com um preto velho bem firmado, se apaixona pela umbanda.
São espíritos evoluidissimos, inteligentes, conhecedores da alma humana e com um amor profundo pelos seres humanos, independente de cor, credo ou orientação sexual.
Não carregam maguas, raiva ou sentimentos de vingança pelo que passaram em vida, pelo contrário, pregam o perdão e o amor, fazem isso com tanta sinceridade e conhecimento que em poucas palavras chegam a nosso coração da forma que nós precisávamos.
Em agradecimento, em respeito e por tantas graças que o pretos velhos nos dão, nós umbandistas não podemos permitir o Racismo em nenhuma de suas formas, é o mínimo a fazer!
Saravá a todos os pretos velhos!
Saravá Vó Benedita do Congo!
Saravá Pai Tomas!
Cacarucaio nego véio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário