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domingo, 18 de julho de 2021

A PONTE VELHA DE FERRO, SOBRE O RIO POTENGI, CONTINUA FASCINANTE E CHAMATIVA.

A ponte de ferro sobre o rio Potengi, foi construída em 1913, concluída em 1915 e inaugurada em 20 de abril de 1916, era totalmente de ferro e só possuía duas vias em sentidos opostos, mais a linha férrea, sustentada por vãos de ferro e concreto armado, localizada na cidade de Natal, capital do estado brasileiro Rio Grande do Norte.

Tinha como finalidade maior, ligar a Zona Norte de Natal ao restante da cidade, passando pelo Rio Potengi que corta a cidade.
                                                                Era totalmente de ferro e só possuía duas vias em sentidos opostos, mais a linha férrea.

Sua função era a de permitir a passagem dos trens da Estrada de Ferro Central, facilitando o transporte entre a Capital e o interior do Rio Grande do Norte, que até então só era possível transpondo-se o Rio Potengi por meio de embarcações.

Esta obra charmosa foi construída durante o governo do Des. Ferreira Chaves e possuía uma extensão que totalizava 550 metros, sendo nove vãos de 50 metros e um de 70.

A empresa encarregada pela sua construção, foi a inglesa Cleveland Bridge &Engineering Company, custou aos cofres públicos, a respeitável quantia de dois contos, quatrocentos e setenta e quatro mil e novecentos e trinta e nove réis.

Hoje, decidi ir até o lugar onde se encontra o resto do que sobrou da sua
estrutura de ferro, para fazer alguns clic's da paisagem urbana de Natal, afinal, quem passa rotineiramente pelo local, dificilmente se toca que o progresso e desenvolvimento também passou por este emaranhado enferrujado que não deixa de ser chamativo e importante para a nossa História.

Soube que em 1970, após 54 anos de uso, a Ponte Velha de Igapó, foi desativada com a inauguração da nova ponte de concreto.

O que restou foi tombado, na década de 1990, pela Fundação José Augusto, da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, mesmo assim, por causa de falta de políticas de preservação do patrimônio e da memória local, o tempo está se aproveitando do descaso dos governantes e fazendo acontecer o processo de degradação do pouco que sobrou da ponte Velha de Igapó.

Texto:- WASHINGTON FERREIRA FONTES

REFERÊNCIA:

MORAIS, Marcus Cesar Cavalcanti de, Retrato Narrado da cidade do Natal, Sergraf, p. 145: Natal/RN, 1999.

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/em-dia/patrimonio-em-perigo-9.                                             
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

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