O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, se reuniu na última quarta-feira (28), por meio de videoconferência, com Rodrigo de Azeredo Santos, embaixador do Brasil na Dinamarca, para tratar da cooperação entre o país europeu e o RN em energias renováveis.
Calado lembrou que o RN já possui a presença de representantes dinamarqueses no portfólio de projetos eólicos instalados no território potiguar. "O RN tem 2.268 aerogeradores funcionando, e a marca mais forte aqui é a Vestas. Então, essa presença dinamarquesa aqui é uma referência para nós".
Rodrigo Santos reconheceu que o estado é hoje o melhor lugar do país para se investir em energias limpas. "Tenho acompanhado e espero que a embaixada do Brasil em Compenhage possa colaborar para trazer novos investimentos dinamarqueses", disse.
João de Deus, fundador e diretor da EV Brasil, também participou do encontro. A empresa desenvolve uma tecnologia gravitacional de armazenamento verde, em que a energia gerada por fontes renováveis é estocada em blocos de concreto.
Ao final, o embaixador Rodrigo Santos deixou um convite ao secretário, estendido à Governadora Fátima Bezerra, para liderar uma comitiva ao país reforçando a parceria de ambos, uma oportunidade única de troca de informações, principalmente no que tange a regulação do mercado eólico offshore e armazenamento verde.
sedec.rn.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário