O resgate foi feito pela guarnição de resgate de animais silvestres do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GMN).
A galinhola tem características aquáticas e circula nas Américas e Europa. Ela é muito visada por traficantes de animais silvestre pelo caráter exótico das cores da sua plumagem, encontrando um comércio amplo de compra e venda ilegal dessa espécie.
“Esse animal é bastante procurado pelos traficantes de aves silvestres locais, principalmente pela exuberância das suas cores e pela docilidade do animal, que não apresenta muita dificuldade na hora da captura”, explicou um dos guardas.
O pássaro invadiu a residência e ficou muito agitada. Após o resgate, a Guarda Municipal encaminhou o animal ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama para uma avaliação de um veterinário. Em boas condições, a ave foi devolvida à natureza.
“É importante que o cidadão que encontrar algum animal silvestre em área urbana não tente pegar ou prender sem o devido conhecimento, pois a medida pode ser perigosa para o cidadão ou mesmo para o animal que pode ser machucado”, explicou o coordenador da guarnição de resgate da Guarda Municipal, Isaac Cruz. Com informações de Elma Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário