Pessoas com diabetes possuem maior probabilidade de ter um pé ou uma perna amputada do que pessoas sem diabetes. Qual é o problema? Muitas pessoas com diabetes possuem doença nos vasos sanguíneos, o que reduz o fluxo de sangue nos pés. Além disso, muitas pessoas com diabetes possuem doença nos nervos, o que reduz a sensibilidade dos pés. Estes dois problemas juntos tornam mais fácil ocorrer infecções e úlceras que podem levar à amputação. A maioria dos casos de amputação são prevenidos com cuidado regular dos pés e o uso de calçados adequados.
Por estas razões você deve ter um bom cuidado dos seus pés e procurar o seu médico sempre que encontrar problemas nos seus pés. Pergunte para seu médico quais são os calçados adequados para você. Sempre siga as orientações do seu médico sobre como tratar e cuidar de uma úlcera ou outros problemas no seu pé.
Uma das maiores ameaças ao seu pé é o tabagismo. Fumar prejudica e afeta os pequenos vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo de sangue para os pés e fazer feridas se cicatrizarem mais lentamente. Muitas pessoas com diabetes que precisam realizar a amputação de pé ou perna, são fumantes. Se você fuma, procure parar de fumar o quanto antes para prevenir problemas de amputação! Diabetes Sem Mêdo. Apoio:-
DR. GAUDÊNCIO TORQUATO (CARDIOLOGIA & ECOCARDIOGRAFIA) ATENDENDO TODAS AS TERÇAS-FEIRAS NA CLÍNICA QUALLIVIDA EM JOÃO CÂMARA/RN. AGENDE SUA CONSULTA.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário