A carta assinada por 14 governadores – entre eles, Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte – em apoio ao Supremo Tribunal Federal (STF) sinaliza que estados estão prontos para usar forças policiais contra qualquer avanço autoritário sobre um dos ministros da Corte. As informações são da âncora da CNN Brasil, Daniela Lima. Os governadores admitem que o número de signatários na nota em apoio ao STF divulgada nesta segunda-feira 16 é enxuto.
Em média, as últimas notas em defesa à democracia divulgada por gestores estaduais contaram com 17 assinaturas. Além de manifestar solidariedade ao Supremo, o ponto mais importante do documento é o trecho: “no âmbito dos nossos estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e integridade do poder Judiciário”.
Nessas sentenças, o recado é para próprio Supremo: avanços autoritários e antidemocráticos contra os ministros contarão com a resistência das forças dos estados, afirmou um governador. Em rede social, o governador do Maranhão, Flávio Dino, reforçou a mensagem antes implícita.
“14 governadores assinam nota em defesa do Supremo Tribunal Federal, dos seus ministros e das suas famílias, diante de ameaças e agressões. Não será por falta de proteção policial que vão acabar com a independência do Judiciário no Brasil”, publicou Dino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário