Uma suspeita de fraude, que está sendo investigada pela Polícia Civil, e o descumprimento do Edital do Concurso para os cargos de agente e escrivão da própria Polícia Civil do Rio Grande do Norte colocaram a realização das provas objetivas, no mínimo, sob suspeita.
Quanto ao descumprimento do edital a Fundação Getúllio Vargas, banca organizadora do certame, não cumpriu os itens 16.5 e 16.5.1 que obrigava a banca a fazer a coleta da impressão digital dos candidatos.
“16.5 Para a segurança dos candidatos e a garantia da lisura do certame, a FGV procederá, como forma de identificação, à coleta da impressão digital de todos os candidatos no dia de realização das provas”.
“16.5.1 A identificação datiloscópica compreenderá a coleta da impressão digital do polegar direito dos candidatos, mediante a utilização de material específico para esse fim, em campo específico de seu cartão de respostas (Prova Escrita Objetiva)”.
Conforme já demonstrado em no inquérito policial e por meio de denúncia no Ministério Público, a banca não recolheu as impressões digitais de nenhum dos candidatos que realizaram a prova objetiva para os cargos de escrivão e agente no dia 11/07/2021.
Com relação a suspeita de fraude, a policia civil dispõe de informações sobre o vazamento antecipado das provas, ou seja, os criminosos tiveram acesso aos 04 (quatro) tipos de provas e, ainda, a redação (discursiva).
O Alagoano preso em flagrante, afirmou categoricamente em seu depoimento que, os bandidos lhe perguntariam o tipo de prova e, posteriormente lhe passariam as questões e a redação. Foi isso que ocorreu no dia. Quando foi pego, o Alagoano já tinha acertado mais de 76% da prova, de acordo com o cartão de resposta recolhido no dia de sua prisão e que consta do inquérito.
Veja um trecho de seu depoimento:
Mas não para por aí, a equipe qualificada da FGV, a mesma que realiza o Exame de Ordem – OAB, só percebeu a fraude, mais de 2 horas após o inicio da aplicação, em virtude de um problema técnico no equipamento do candidato, ou seja, nenhum “ esquema de segurança” detectou a fraude. Mossoró Notícias.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário