A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribui, a partir desta sexta-feira (10), a primeira carga de vacinas contra a Covid-19 para atender os adolescentes de 12 a 17 anos no Rio Grande do Norte.
Os jovens serão imunizados com doses da Pfizer. O primeiro lote que será entregue aos municípios desembarcou em solo potiguar nesta quinta-feira (9), com 19.890 unidades.
Como o quantitativo não é suficiente para atender todo o novo público a ser vacinado, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne Sesap e municipios potiguares, decidiu dar prioridade aos adolescentes com comorbidades e deficiências, de forma decrescente dentro da faixa etária.
A medida segue a orientação do Plano Nacional de Imunizações (PNI), apontada desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no país.
Como isso, os municípios que tiverem doses à disposição poderão dar início ao processo de imunização dos adolescentes.
A Comissão também definiu regras para o escalonamento para a aplicação da dose de reforço nos idosos, planejada para começar no próximo dia 15. A partir do quantitativo de vacinas a ser entregue pelo Ministério da Saúde, os municípios deverão priorizar os idosos acamados, depois seguir por idade até chegar aos 70 anos.
Junto ao lote de Pfizer para os adolescentes, a Sesap também vai distribuir 34.200 doses de Coronavac/Butantan, que devem chegar ao RN ainda nesta quinta-feira, durante a tarde. As unidades devem ser divididas por igual entre primeira e segunda doses. O lote não faz parte da carga que está bloqueada pelo Ministério da Saúde para inspeção.
Com essas novas unidades, o RN totaliza 54.090 doses recebidas nesta quinta-feira. Dados da plataforma RN Mais Vacina apontam que cerca de 2,1 milhões de potiguares tomaram ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19, representando 81% dos adultos. Com dose única ou as duas doses, a fração é de 39% da população adulta (1.054.949 pessoas). O total de doses aplicadas e registradas pelos municípios na plataforma é de 3,2 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário