Um acidente vascular cerebral (AVC), também chamado derrame cerebral, ocorre quando vasos sanguíneos que suprem o cérebro com nutrientes são bloqueados (entupidos) e danificam o cérebro.
O derrame pode causar problemas físicos como a paralisia, problemas para falar e pensar ou problemas emocionais. As pessoas com diabetes possuem mais chances de ter um AVC, problemas no coração e ataque cardíaco. Na verdade, 2 em cada 3 pessoas com diabetes morrem de doenças cardíacas ou derrame. Mas você pode reduzir as chences de desenvolver esses problemas, tomando um cuidado especial com o seu coração e vasos sanguíneos.
O fato de ter diabetes aumenta seu risco, mas o risco pode ser maior ainda para você nas seguintes condições:.
• Pressão arterial elevada
• Altos níveis de colesterol no sangue
• Fumar
• Histórico de AVC ou ataque isquêmico transitório (AIT), também chamado de mini-AVC
• Histórico familiar de AVC ou AIT
Você não pode mudar seu histórico familiar, mas manter o diabetes dentro dos seu alvo e cuidar das condições associadas com o diabetes pode diminuir suas chances de ter um derrame. Você pode diminuir o risco ao manter sua glicemia, pressão arterial e níveis de colesterol no sangue dentro do seu alvo e com o planejamento de refeições, medicamentos e atividade física. Parar de fumar é muito importante se você é fumante. Cada passo que você conquistar no seu controle irá ajudar, quanto mais perto de atingir o seu objetivo de tratamento, maiores suas chances de prevenir um derrame.
Os sinais típicos de um AVC são demonstrados na figura e podem ocorrem de repente.
As vezes, um ou mais desses sinais de alerta ocorrem, mas depois desaparecem. A condição chamada de ataque isquêmico transitório ocorre quando o fluxo sanguíneo é bloqueado temporariamente.
Isso significa que você pode estar em risco de um derrame futuro.
Se você perceber sinais de um AVC, chame uma ambulância imediatamente. Recebendo tratamento o quanto antes pode ajudar a prevenir danos permanentes ao cérebro. É prudente rever os sintomas de derrame com a família e amigos e para informar a importância de pedir ajuda e chamar uma ambulância. COMPARTILHE.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário