O diabetes é encontrado em todos os paises do mundo e sem um efetivo programa de manejo e prevenção, o número de pessoas com diabetes irá aumentar.
O diabetes tipo 2 representa de 85-95 por cento dos casos de diabetes em paises de alta renda e pode ser ainda maior em paises de média e baixa renda. O diabetes tipo 2 é um problema de saúde grave e comum globalmente, e para a maioria dos paises tem se desenvolvido em conjunto com as rápidas mudanças culturais e sociais, o envelhecimento da população, o aumento da urbanização, as mudanças nas dietas, a redução das atividades físicas e outros comportamentos pouco saudáveis.
O diabetes tipo 1, embora menos comum que o diabetes tipo 2, tem aumentado a cada ano em paises ricos e pobres. Na maioria dos paises de alta renda, grande quantidade dos jovens com diabetes possuem o tipo 1.
O diabetes gestacional é comum e está aumentando em todo o mundo, igual à obesidade e o diabetes tipo 2. O risco de desenvolver diabetes é muito alto em mulheres que tiveral diabetes gestacional. A prevalência de diabetes gestacional varia muito entre diferentes populações ao redor do mundo. Muito da variabilidade é devido a diferenças nos critérios de diagnóstico e nas populações em estudo. No entanto, os desafios do diabetes gestacional devem ser resolvidos e mais pesquisas são necessárias nesta área.
A estimativa no ano de 2011 é de que existam 366 milhões de pessoas, ou 8,3% dos adultos com diabetes no mundo. Cerca de 80% vivem em paises de baixa ou média renda. Se esta tendência continuar, em 2030 cerca de 552 milhões de pessoas, ou 1 em cada 10 adultos terá diabetes. Isso equivale a cerca de 3 novos casos a cada 10 segundos ou quase 10 milhões de casos por ano. Os maiores aumentos ocorrerão em paises com economia em desenvolvimento. Esta estimativa é muito maior que a anterior devido a inclusão de dados da China, Oriente Médio e Africa.
Números do diabetes ao redor do mundo:
• O maior número de pessoas com diabetes possui entre 40 a 59 anos de idade.
• 183 milhões de pessoas com diabetes (50%) estão sem diagnóstico.
• O diabetes causou 4,6 milhões de mortes em 2019.
• O diabetes gastou 465 bilhões de dolares em despesas nos sistemas de saúde; 11% do total gasto em saúde na população entre 20 e 79 anos de idade.
• 78.000 crianças desenvolvem diabetes tipo 1 todos os anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário