Não importa o tipo de diabetes que você possui, ter uma alimentação saudável, conservar um peso saudável e manter os seus níveis de glicose no sangue dentro da sua meta são as chaves do sucesso para manejar o diabetes. Muitas pessoas precisam tomar comprimidos para ajudar a controlar o diabetes. Os comprimidos não são insulina. Porque os comprimidos para controlar o diabetes atuam de formas diferentes, algumas pessoas podem precisar tomar mais de um tipo de comprimido para controlar o diabetes.
Algumas medicações para diabetes estimulam seu pâncreas a produzir e a secretar mais insulina. Outras inibem a produção e liberação de glicose (açúcar) pelo fígado, o que significa que você precisará de menos insulina para transportar a glicose para dentro das células. Outras bloqueiam a ação de enzimas do estômago que quebram o carboidrato ou fazem os tecidos (músculos) mais sensíveis à ação da insulina.
Para cada classe de medicamento existe uma ou mais drogas. Algumas destas drogas devem ser administradas de forma oral, ingerir pela boca, e outras precisam ser injetadas no tecido subcutâneo. Alguns medicamentos para diabetes tipo 2 possuem uma combinação de duas classes diferentes de medicamentos. Cada droga atua de forma diferente para diminuir a glicose do sangue, veja abaixo como elas atuam:.
• Estimula o pâncreas a produzir e a liberar mais insulina – Ex: Megletinidas, Sulfoniluréias, Inibidor da Dipeptidil Peptidase 4 (DPP4), Miméticos de Incretina*.
• Inibe a produção e a liberação de glicose pelo fígado – Ex: Inibidor da Dipeptidil Peptidase 4 (DPP4), Biguanidas, Tiazolidinodionas (TZD).
• Bloqueia a ação de enzimas do estômago que quebram o carboidrato – Ex: Inibidor da alfa-glicosidase.
• Aumentam a sensibilidade das células à ação da insulina – Ex: Biguanidas, Tiazolidinodionas (TZD)
*Medicamento injetável
Você pode aprender abaixo quais são os nomes comerciais dos medicamentos para tratar o diabetes tipo 2:.
• Megletinidas – Repaglinida = Prandin; Nateglinida = Starlix
• Sulfoniluréias – Glimepirida = Amaryl; Glibenclamida = Daonil; Glipizida = Minidiab; Gliclazida = Diamicron; Clorpropamida = Diabinese
• Inibidor da Dipeptidil Peptidase 4 (DPP4) – Saxagliptina = Onglyza; Sitagliptina = Januvia; Vildagliptina = Galvus; Linagliptina = Tradjenta
• Miméticos de Incretina – Exanatida = Byetta; Liraglutida = Victoza
• Biguanidas – Metformina = Glucoformin, Glifage, outros
• Tiazolidinodionas (TZD) – Pioglitazona = Actos
Nenhum comentário:
Postar um comentário