Pesquisar Blog do Gilvan Leite

sábado, 27 de novembro de 2021

NATAL ANUNCIA LICITAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE 1,5 MIL NOVOS ABRIGOS DE PASSAGEIROS.

O Diário Oficial do Município de Natal publicou, nesta sexta-feira (26), o edital de licitação para execução dos serviços de engenharia referente ao fornecimento e instalação de abrigos de passageiros em concreto pré-moldado (processo STTU-20210867719 concorrência 005/21-Semov). As empresas interessadas em participar do certame devem apresentar as propostas no dia 29 de dezembro, às 9h, junto à Comissão de Licitação da Secretaria Municipal de Obras Públicas – Semov – na Av. Presidente Bandeira, 2280 – Lagoa Seca. 

De acordo com o Município, o edital prevê o fornecimento de 300 abrigos por ano, nos próximos cinco (05) anos, contemplando um total de 1.500 novos abrigos distribuídos nas quatro (04) regiões da cidade. Além do abrigo, serão instalados: a iluminação pública, acessibilidade (onde for necessário), sinalização indicativa de ponto de ônibus normal e em braile.

A estimativa do valor da contratação por ano é de R$ 8.410.486,08. Esse valor é de 300 abrigos por ano e deve cair com a licitação. O critério de julgamento e escolha do processo será o menor preço global.

A cidade conta hoje com cerca de 1.960 pontos de parada, mas nem todos comportam abrigos por causa das calçadas. Os abrigos não podem comprometer a passagem do pedestre na calçada, nem dos cadeirantes. Daí o fato de em determinados locais existirem somente os pontos de ônibus.

Determinação da Justiça

No início de outubro, a Justiça do Rio Grande do Norte determinou que a Prefeitura de Natal teria que, no prazo de 60 meses, corrigir um mínimo de 20% dos abrigos de passageiros, em cada ano. A correção se destina a tornar os pontos de espera dos ônibus coletivos urbanos aptos ao acesso e uso das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. A medida foi uma ordem judicial obtida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em uma ação civil pública (ACP).

A Justiça estabeleceu, em específico, que a prefeitura deve reformar ou substituir os abrigos de passageiros dos usuários de transporte coletivo do Município de Natal, nos termos das normas e legislação atinentes ao serviço em questão, levando-se em consideração as normas de acessibilidade. Além disso, determinou que a implantação de novos abrigos de passageiros apenas deverá ocorrer em locais acessíveis e utilizando modelos que também atendam às exigências legais e normativas em matéria de acessibilidade. (Fonte:- RN URGENTE).                                                                                                  Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM EVENTO BASTANTE CONCORRIDO "DETONAUTAS MOTO CLUBE", REALIZA O BATIZADO DE NOVOS MEMBROS.

O Detonautas Moto Clube realizou na tarde deste domingo, 13 de outubro de 2024 o batizado de 7 (sete) novos membros. O evento te...