O maior vidente do Rio Grande do Norte, Francisco Rocha (Chico Cocada), desenvolveu sua atividade na comunidade do Logradouro, hoje Porto do Mangue, apesar de ter nascido na Lagoa do Piató - Assú. Um homem simples, sem estudo mais muito inteligente que prestou relevantes serviços aos conterrâneos da Pátria Varzeana e regiões vizinhas. Residia em uma casa muito humilde e esse era o seu local em que atendia os que o procuravam, um modesto quarto ao lado de sua casa telhado baixo, paredes repletas de caixas de remédios ao fundo o quadro de Jesus. Sentado a uma mesa coberta com uma toalha de chita, com as mãos postas a uma pequena maleta que era usada nas consultas, dizia que através de um espelho grande e dois pequenos dentro dessa maleta, via os problemas dos seus pacientes que o procuravam.
Muito cedo Chico Cocada, passou a ter uns sonhos e o que via passou a ver na vida real. Aproveitou a estadia em Pendências do Missionário Frei Damião de Bozano e se confessou ao religioso, onde recebeu conselhos do religioso. Primeiro, pediu que deixasse de fazer curas espirituais; Segundo, que continuasse a atender as pessoas que lhe o procuravam; Terceiro, não cobrassem nada de ninguém, colocasse uma urnazinha sobre a mesa e aqueles de coração bondoso irão colocar o que puderem contribuir.
Chico Cocada passou a atender aos que o procuravam das 6:00 ás 17:00 horas, sem intervalo para o almoço, vinha gente de todas as regiões e até de outros estados da federação. Cheguei a presenciar algumas consultas, pois o mesmo era analfabeto e era o próprio paciente que escrevia a sua receita, quando o paciente também era analfabeto, pedia a ajuda de outra pessoa que pudesse ajudar. (Fonte:- Facebook). Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário