Pesquisar Blog do Gilvan Leite

sábado, 11 de dezembro de 2021

QUANTIDADE DE GALINHAS POEDEIRAS BATE RECORDE NO RIO GRANDE DO NORTE.

No somatório de julho, agosto e setembro de 2021, o Rio Grande do Norte superou 1,6 milhão de galinhas poedeiras, o maior número de toda a série histórica da pesquisa, que começou em 1987, superando o recorde que pertencia ao último trimestre deste mesmo ano (1,59 milhão).

No entanto, o número de ovos não acompanhou esse crescimento. O RN produziu 9,7 milhões de dúzias de ovos de galinha no terceiro trimestre de 2021, registrando uma diminuição de 1,4% da quantidade deste produto em relação ao recorde histórico obtido no trimestre anterior (9,9 milhões de dúzias).

Essa diminuição foi acompanhada nos demais estados do Nordeste, exceto Piauí e Ceará, que registraram alta de 0,4% e 2,6% respectivamente

O estado potiguar ainda permanece como o quarto maior produtor de ovos de galinha do Nordeste, posição que já ocupava no trimestre anterior, ficando atrás de Pernambuco (55,6 milhões de dúzias), Ceará (58,3 milhões de dúzias) e Bahia (18 milhões de dúzias)

Os dados da Produção de Ovos de Galinha (POG) são divulgados trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e suas informações são obtidas em estabelecimentos agropecuários que se dedicam à atividade de produção de ovos de galinha, independentemente de sua finalidade, e com capacidade de alojamento de 10.000 ou mais galinhas poedeiras e/ou matrizeiras.


Abate de bovinos no RN

No terceiro trimestre de 2021, o Rio Grande do Norte abateu 17.214 cabeças de bovinos – dentre bois, vacas, novilhos, novilhas, vitelos e vitelas -, o que corresponde a um aumento de 10% em relação ao segundo trimestre do mesmo ano. Apesar disso, considerando os três primeiros trimestres do ano de 2021 somados, o resultado obtido até agora foi de 47.074. É o pior nos últimos 16 anos para os mesmos trimestres de referência quando foi registrado 46.837 abates no total. Houve também uma redução de 14,5% quando comparado ao 3º trimestre de 2020.

Tratam-se de dados divulgados pela Pesquisa Trimestral de Abate, divulgada pelo IBGE neste mês de dezembro. Com esses números, o RN permanece sendo o penúltimo estado da região Nordeste em termos de abates de bovinos, ficando à frente apenas da Paraíba (13.934 cabeças). Em primeiro lugar está o estado da Bahia, tendo abatido mais de 233 mil bovinos.

A pesquisa também traz informações sobre o abate trimestral de suínos, que no caso do RN registrou nesse terceiro trimestre 3.812 abates. O número de abates foi superior ao trimestre anterior (3.195), mas inferior ao registrado no terceiro trimestre de 2020 (3.912). Ademais, todos os estados do Nordeste, com exceção do Piauí, registraram aumento no número de abates de suínos em comparação ao trimestre anterior

A Pesquisa Trimestral de Abate de Animais do IBGE investiga a quantidade de animais abatidos e o peso total das carcaças, por espécie, em todos os estabelecimentos (abatedouros) sob fiscalização federal, estadual ou municipal. 

Produção de leite  

Foram produzidos cerca de 17,7 milhões de litros de leite industrializado no terceiro trimestre de 2021 no Rio Grande do Norte, o que representa uma redução de 2,6% na produção em relação ao trimestre anterior. É o segundo menor valor desde 2019, ficando à frente apenas do primeiro trimestre de 2021 (16,5 milhões de litros). Estes são dados que compõem a Pesquisa Trimestral de Leite, publicada pelo IBGE neste mês de dezembro

Importante destacar que com exceção de Sergipe, Ceará e Piauí, todos os demais estados do Nordeste apresentaram redução na produção, sendo a do RN a menor observada. Além disso, o leite industrializado teve sua produção diminuída em 3% em relação ao mesmo trimestre de 2020. (GRUPO CIDADÃO 190).                                                               Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM EVENTO BASTANTE CONCORRIDO "DETONAUTAS MOTO CLUBE", REALIZA O BATIZADO DE NOVOS MEMBROS.

O Detonautas Moto Clube realizou na tarde deste domingo, 13 de outubro de 2024 o batizado de 7 (sete) novos membros. O evento te...