A variante Ômicron, do novo coronavírus, se espalhou rapidamente pelo mundo nos últimos dois meses, tornando-se a principal responsável por casos de Covid-19. Desde que surgiu, a lista de sintomas relacionados à doença aumentou e alguns sinais podem passar despercebidos por aqueles que não fazem o teste, aumentando o risco de transmissão.
Por isso, é importante ficar atento aos sinais que amigos e familiares apresentam.
Dados da Agência de Saúde e Segurança do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês) mostram que apenas 13% das pessoas com Ômicron perdem o olfato ou o paladar, sintomas mais frequentes no início da pandemia. A dor de garganta se tornou o mais comum. O sintoma atinge mais da metade dos infectados com a Ômicron.
As pessoas doentes ainda podem se queixar de dor de cabeça, coriza, indisposição, fadiga extrema, pouca energia, falta de apetite, rouquidão e voz abafada, dor nas costas, náusea, dor de ouvido, zumbidos e tontura.
“Embora deva ficar claro que nem todos os casos de náusea ou dor nas costas estarão ligados à Covid-19, seria sensato que as pessoas estivessem cientes desses possíveis sintomas”, disse o farmacêutico Phil Day ao jornal The Sun.
Veja os 20 sintomas de Covid-19 mais comuns atualmente, de acordo com a iniciativa ZOE Covid, que monitora os dados da Covid-19 no Reino Unido:
Nariz escorrendo
Dor de cabeça
Fadiga
Dor de garganta
Espirros
Tosse persistente
Voz rouca
De outros
Dores nas articulações incomuns
Calafrios ou calafrios
Febre
Tonto
Dor nos olhos
Confusão mental
Dores musculares incomuns
cheiro alterado
Refeições omitidas
Glândulas inchadas
Dor no peito
Dor de ouvido
Nenhum comentário:
Postar um comentário