Pesquisar Blog do Gilvan Leite

segunda-feira, 28 de março de 2022

AUMENTA O NÚMERO DE CIDADES SEM AGÊNCIAS BANCÁRIAS NO RN.

"O número de cidades sem agências bancárias no Rio Grande Norte continua crescendo. Se em 2016  eram contabilizadas 223 unidades bancárias físcas para realizar presencialmente operações e pagamentos, em 2021 esse número caiu para 187, segundo as estatísticas de agências e postos do Banco Central (BC). A digitalização dos serviços bancários, aliado à pandemia da Covid-19, crise econômica, entre outros motivos, deram impulso ao movimento de fechamento de agências bancárias não apenas no estado, mas em todo o Brasil.

Ainda de acordo com dados do Banco Central, em 2021, o Rio Grande do Norte registrou o menor número de agências de toda a década. Em  2012, para efeito de comparação, eram 210 unidades.

Além disso, desde 2019, 45 municípios não têm qualquer serviço bancário, segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).

Sem agência no município, o usuário segue para o mais próximo que tenha o serviço disponível fazendo com que ele também faça uso de produtos e serviços dessa cidade. Os aumento de custos da população é outra consequência.

Insegurança 

Uma das razões para que as agências fechem está relacionada à insegurança. Entre assaltos e explosões a bancos e caixas eletrônicos consumados e tentativas foram registradas 240 ocorrências desde 2012 até hoje. Em algumas cidades, onde o crime foi concluído, não houve reabertura dos estabelecimentos. A partir de 2019, essas ocorrências reduziram consideravelmente ficando na média de 1 caso consumado e 5 tentativas por ano.

Digitalização amplia fechamento de agências

Ao longo dos últimos anos, os bancos aumentaram os seus investimentos em tecnologia como forma de acompanhar a aceleração da digitalização de seus serviços e de seu modo de trabalhar, com mais facilidade, conveniência e segurança aos consumidores. Apenas entre 2019 e 2020, os investimentos passaram de R$ 23,9 bilhões para R$ 25,7 bilhões, de acordo com dados da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2021 FEBRABAN/ Deloitte.

Do ponto de vista da modernização e praticidade, esse caminho é benéfico para o usuário, porém, também traz dificuldade para aquele grupo que ainda não manuseia com facilidade ou tem acesso a essa tecnologia.

Por Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM EVENTO BASTANTE CONCORRIDO "DETONAUTAS MOTO CLUBE", REALIZA O BATIZADO DE NOVOS MEMBROS.

O Detonautas Moto Clube realizou na tarde deste domingo, 13 de outubro de 2024 o batizado de 7 (sete) novos membros. O evento te...