Faleceu na madrugada desta quinta-feira, 07 de abril de 2022, "Francisco Canindé Queiroz e Silva". Ele estava internado devido a uma infecção, no Hospital Wilson Rosado em Mossoró.
Canindé Queiroz era professor aposentado, também prestou relevantes serviços na imprensa potiguar, sendo fundador e diretor do extinto Jornal Gazeta do Oeste.
No próximo dia 14, completaria 80 anos. Deixa esposa, seis filhos e nove netos.
O velório acontece nesta quinta-feira (07), a partir das 13:00 horas, na Capela de São Vicente. O sepultamento será na sexta-feira (08), às 8:00 horas, no Memorial Jardim das Palmeiras, em Mossoró.
Seu amigo e jornalista areiabranquense Nazareno Silva emitiu a seguinte Nota:- MEU SENTIMENTO DE PESAR, neste dia sombrio para Mossoró, vai para o jornalista e Professor CANINDÉ QUEIROZ, que faleceu na madrugada desta quinta-feira, 7 de abril de 2022. Canindé Queiroz foi o fundador do jornal Gazeta do Oeste, em 1977 e mantinha uma coluna do mais elevado nível, PENSO, LOGO... Ele também foi vice-prefeito de Mossoró, exímio articulista político, formador de opinião, Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Era casado com a Doutora Maria Emília. Meus sentimentos destinam-se aos seus familiares e amigos e sem olvidar, que, Canindé Queiroz, foi o responsável maior pela apuração de fatos e levando informações, como jornalista de nomeada, sobre os acontecimentos de Mossoró e Região, dentro dos padrões culturais, abrindo espaços para discussões e acuradas análises dos acontecimentos políticos e econômicos, despertando atenções dos principais segmentos do Rio Grande do Norte, com conteúdos editados no jornal Gazeta do Oeste, e também pelo seu programa de luxo, "Logarítmos", na Rádio Gazeta do Oeste, estabelecida na cidade de Areia Branca. Por tudo o que Canindé Queiroz fez, como caminheiro do jornalismo, deixo aqui o meu lídimo reconhecimento sem deixar de lembrar com carinho, ao Mestre, a oportunidade que por ele me foi dada, para assinar a coluna "Areia Branca em Destaque ", espaço que eu expunha os fatos daquela importante cidade das "Pirâmides Salgadas ", o meu inesquecível e saudável berço. (Por Nazareno Silva).
Francisco Canindé Queiroz e Silva era natural da cidade de Pau dos Ferros-RN, nascido no dia 25/04/1942, filho de José Luiz Silva e Raimunda Queiroz Silva. Realizou seus estudos na Escola Estadual Joaquim Correia, em sua cidade natal, onde viveu até aos 14 anos. Ainda na adolescência perdeu sua mãe, porém veio residir na cidade de Mossoró, onde estudou na Escola Normal de Mossoró e no Colégio Diocesano Santa Luzia, residiu na casa do senhor José Florêncio de Queiroz. Depois morou um tempo na Casa do Estudante, em Natal, onde continuou seus estudos e naquela cidade.
Casou-se com Maria Emília Lopes Pereira, com quem teve os três filhos. Ele era formado em Economia e Direito. Na cidade de Mossoró foi professor da Faculdade de Ciências Econômicas – FACEM, ingressou na Universidade em 1967, entre os anos de 1969 a 1973. Foi diretor da FACEM e entre os anos de 1973 a 1975 foi Presidente da então Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN; ainda lecionou na antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM.
Foi vice prefeito de Mossoró, na chapa do Prefeito Jerônimo Dix-Huit Rosado Maia, entre os anos de 1973 a 1976. Na cidade de Mossoró foi diretor da antiga FITEMA - Fiação Tecelagem Mossoró S/A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário