As oportunidades, por enquanto, priorizam os estatutários, que devem aderir ao Programa de Desligamento Voluntário do Empregado (PDVE) da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). O Tersab, mais conhecido como Porto-Ilha de Areia Branca é administrado atualmente pela Codern e deve ser entregue ao Consórcio Intersal em 1º de julho.
O Porto-Ilha foi arrendado pelo Consórcio em novembro do ano passado. De acordo com Roberto Zitelmann, um dos diretores da Intermarítima, empresa integrante do Consórcio Intersal, na atual fase, o processo ocorre in loco. “No momento, estamos priorizando os estatutários. Para esse público interno, estamos in loco realizando a seleção. Quando finalizar, abriremos para o público externo. Na ocasião, será disponibilizado um link para as inscrições”, explica.
A intenção, segundo ele, é absorver o maior número de trabalhadores do público interno, que somam a mesma quantidade de vagas abertas para o processo (107). As informações sobre o atual quadro de trabalhadores do Tersab são da Codern. A Companhia disse que, atualmente, o PDVE dos trabalhadores estatutários do Tersab está em análise para ser aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia.
As vagas, mesmo em se tratando do público externo, serão destinadas, inicialmente, a candidatos com vivência na área portuária, e os contratos serão por tempo indeterminado. Roberto Zitelmann afirma que a elaboração de um plano de cargos e salários está em curso para os selecionados e a carga horária de trabalho deve seguir a legislação específica da área.
“É um processo importante e as pessoas estão bem ansiosas por essas vagas. Estamos fazendo um mapeamento de todos os colaboradores do Tersab, em termos de perfil e de currículo. Para isso, já contratamos, inclusive, uma empresa de Recursos Humanos”, esclarece o diretor da Intermarítima.
O Consórcio Intersal espera assumir o Terminal Salineiro de Areia Branca (Tersab) no dia 1º de julho de deste ano. As atividades só serão iniciadas após a conclusão das obras de manutenção e reparos finais por parte da Codern. As melhorias têm custo de R$ 60 milhões, com recursos da Companhia das Docas do RN. Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).