Mossoró, a maior produtora de petróleo em terra do Brasil, apesar de estar localizada no sertão tem acesso a diversas praias. A apenas 50 km de distância, Areia Branca tem imensas dunas, enormes falésias de terra avermelhada e belas praias. São mais de 40 km de litoral onde estão as praias Ponta do Mel, Cristóvão, Redonda, Morro Pintado, São José, Baixa Grande, Upanema entre outras.
É o único lugar do mundo onde o sertão encontra com o mar. Areia Branca, também chamada de Cidade de areia, é cercada de salinas e gamboas por todos os lados e situada à margem direita do rio Mossoró. Contam historiadores que entre 1860 a 1870 o terreno da futura cidade era todo coberto por uma espessa mata. Com o flagelo da seca em 1877, muitas pessoas invadiram a ilha e devastaram toda a vegetação a fim de construir seus casebres.
Com a devastação da mata, o solo ficou exposto à erosão dos ventos que levantava nuvens de pó e as transformava em pequenas dunas de areia que alcançavam até dois metros de altura. Esse interessante fenômeno, decorrente da ação do vento, ocorria com o morro do Pontal localizado à entrada da barra do Rio Mossoró. Periodicamente, o morro desaparecia da paisagem, para reaparecer anos depois como num passe de mágica. Os mesmos ventos que levavam o morro, o traziam de volta... Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental aposentado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário