Vital nasceu em 28 de abril de 1865, em Minas Gerais, no seio de uma família pobre.
Desde criança, pensava em cursar Medicina. Sonho que precisou prorrogar devido às dificuldades financeiras da família. Adulto, Vital conseguiu se formar em Medicina no Rio de Janeiro e conseguiu um emprego no interior de São Paulo como inspetor sanitarista, uma espécie de agente que passava nas casas para verificar higiene. Foi nesse trabalho que teve contato com a população e percebeu a quantidade de acidentes envolvendo serpentes e pessoas.
Vital, com um instinto de pesquisador, passou a coletar relatos populares sobre curas para picadas de cobras, para compreender o que poderia ser tirado de científico dessas experiências. Um dia, viu uma garota morrer após ser picada por uma jararaca. O fato despertou em Vital a missão de sua vida: estudar serpentes e seus venenos.
Como cientista brilhante, ele coordenou o programa de combate à epidemia de peste bubônica no final do século XIX. O combate à doença foi tão rápido e eficaz que Vital ficou conhecido internacionalmente. Mas o destaque de sua carreira veio em 1899, quando fundou o Instituto Butantã, doando seu serpentário pessoal para pesquisas.
E, posteriormente, o desenvolvimento do soro antiofídico, entendendo que para cada picada de serpente há um tipo de soro diferente. A descoberta de Vital Brazil o fez o primeiro cientista em todo o mundo a conseguir comprovar a existência de um mecanismo imunológico que responde de maneira diferente aos tipos diversos de toxinas. O que colocou o cientista para sempre nas páginas da história da humanidade.
Os soros desenvolvidos por Vital foram usados na Índia e em todo o continente africano. Locais onde acidentes com animais eram muito comuns. Sua descoberta salvou milhões de vidas e Vital Brazil viajou pelo mundo debatendo e ensinando como produzir, em larga escala, os antídotos necessários para manter uma pessoa viva após acidentes com animais peçonhentos.
Vital foi afastado do Butantã por perseguição política e fundou um outro Instituto, o Vital Brazil.
O personagem, muito importante na nossa história, já estampou notas de dinheiro e tem centenas de prêmios internacionais.
A sua genialidade e o seu importante trabalho colocaram o Brasil como referência mundial em produção e pesquisa na área de vacinas e antídotos.
Grande Vital!
Nenhum comentário:
Postar um comentário