Em 11 de janeiro de 1864 na antiga Rua do Comércio, na cidade de Macaíba, nascia o menino que mais tarde se tornaria o Mártir da Tecnologia Aeronáutica, o ilustre AUGUSTO SEVERO DE ALBUQUERQUE MARANHÃO.
Augusto Severo era filho do comerciante Amaro Barreto e de Feliciana Pedroza, sendo neto do fundador de Macaíba, vez que Feliciana era filha de Fabrício Gomes Pedroza.
Iniciou seus estudos aqui nesta cidade, foi menino precoce, sábio. Cresceu e foi estudar em Natal, em Salvador e depois foi para o Rio de Janeiro, onde cursou na renomada Escola Politécnica, fundamentando seus estudos sobre a aviação.
Casou duas vezes, a primeira vez com Maria Amélia, e depois viúvo, contraiu casamento com a italiana Natália Cossini. Dos dois casamentos Severo teve sete filhos.
Augusto Severo foi comerciário, professor de matemática e vice-diretor do Ginásio Norte-rio-grandense (hoje Atheneu), também foi político chegando a Câmara Federal.
Mas o seu grande feito foi provar a dirigibilidade do balão, obra que lhe custou a vida.
Neste dia 11 de janeiro lembramos o nascimento do filho ilustre de Macaíba, cuja coragem e determinação continua firme nos corações dos irmãos que ainda estão por aqui.
Parabéns, SEVERO!
Foto: Divulgação Texto: Marcelo Augusto. Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário