Pela terceira vez em menos de duas semanas a região do Alto Oeste potiguar tem registros de gado morto devido a incidência de raios, após as chuvas. Segundo relato feito pelo produtor rural, Ivanildo Urbano Torres Torquato, uma de suas vacas foi vítima da situação durante a manhã desta quarta-feira 16. O homem mora no município de São Francisco do Oeste.
Ivanildo só se deu conta da situação por volta das 06 horas no Sítio Tigre. "Quando amanheceu o dia fui tirar o leite das vacas e dei a falta de uma delas. Quando fui procurar, encontrei uma delas morta", disse. O animal é avaliado em R$ 5 mil, segundo o produtor rural.
É a primeira vez que a situação acontece com ele, mas não foi o primeiro caso na região. "Em um raio de 50 ou 60 quilômetros é a terceira vez dentro de duas semanas. A primeira foi no município de Rodolfo Fernandes, que matou cinco bichos e teve outra perto aqui no Sítio chamado São Gonçalo, que dá uns 30 quilômetros daqui, matou mais dois e, no amanhecer de hoje, matou essa aqui. Tá ficando meio cruel a situação", disse.
Outro morador da cidade de São Francisco do Oeste, o agricultor Francisco Idaecio também lamentou a situação."É o segundo raio no município de São Francisco do Oeste vitimando animais", disse.
O Agora RN entrou em contato com o meteorologista Gilmar Bistrot, que explicou o motivo da incidência de raios na região. "Esse tipo de nuvem cumulonimbus, que dá origem a descargas elétricas, precisa de alguns mecanismos para se formar. Um deles é o relevo, que tem muito nessa região. Nessa época do ano tem muita formação de cumulonimbus e, ocasionalmente, muita descarga elétrica", disse.
O meterologista ainda explicou porque os gados acabam morrendo atingidos por raios. "Quando chove, o gado vai para debaixo da arvore se proteger. A árvore é condutora de energia e o chão molhado também contribui para a descarga elétrica", comentou. Fonte:- Agora RN. Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário