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domingo, 30 de julho de 2023

JOÃO CÂMARA TREMEU:- "7º MOTOFEST TERMINOU NESTE DOMINGO (30/07) COM ESTRONDOSO SUCESSO.

Com os acordes finais da banda paraibana PB-177, terminou na madrugada deste domingo (30), em João Câmara, Capital do Mato Grande e Capital Nacional dos Ventos, a 7ª Edição do João Câmara Motofest.     
Evento idealizado, pensado, traçado com régua e compasso e realizado por uma valorosa equipe de motociclistas composta de participantes de motoclubes, moto casais, suas famílias, abnegados e amantes do motociclismo, comandados Antonio Araújo, Aragão, Berg Tatoo, Emilson, Joseildo, Naf Silva, Pereira, "Rafael Buda" e Washington Modesto, dentre outros, desde o final do primeiro trimestre se reuniram para traçar, organizar e realizar este evento.   
Com o projeto pronto, os organizadores do evento procuraram a Prefeitura Municipal de João Câmara, na pessoa do prefeito Manoel Bernardo, que comprou a idéia, vestiu o colete do evento, liberando patrocínio e apoio incondicional, sem o qual a realização não teria sido possível, além do patrocínio de fiéis e novos parceiros que fizeram com que o evento se tornasse uma realidade.     
Com início na sexta-feira (28), os motociclistas que vieram participar da festa foram recepcionados na entrada da cidade por uma equipe, com água mineral e picolés ofertados pelo Sorvetes Caicoense, para aplacar a sêde e direcioná los para pousadas e áreas de camping, conforme suas escolhas.     
No início da noite teve início o evento na mega estrutura montada na Praça Monsenhor Freitas, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, composta de tendas com stand de inscrição, bar oficial, lojas de adereços, bares e lanchonetes da comunidade, um mega palco e banheiros químicos para conforto dos visitantes.   
Com a abertura feita, a festa rolou até a madrugada de sábado (29) com os maravilhosos shows das bandas "Flor de Liz; "Engenheiros do Vale" e o "Dedé Loucura" com o show Canta Raul. Uma festa linda e eletrizante. 
Logo no sábado pela manhã os motociclistas que iam chegando à cidade foram recebidos para o café da manhã na Concessionária Honda e a partir das 11 horas a festa começou na Praça Monsenhor Freitas, com o cantor camarense "Gildson Brow Ritmos Musicais", seguido das bandas "Subversivoz" e "Banda MobyDick", enquanto todos saboreavam uma ótima "feijoada", revigorando a galera que curtiam aos shows.     
A noite os shows foram retomados com as bandas "Motor de Opala", "Trivoltz" e "PB-177", com participação da comunidade, expressivo número de irmãos motociclistas independentes, triciclistas, moto casais e motoclubes, todos se confraternizando num clima de irmandade, onde todas as tribos se contagiaram com a energia do espírito motociclístico e a pegada rockeira das bandas.     
Na manhã deste domingo (30), a partir das 7 horas foi servido um lauto café da manhã para todos os motociclistas presentes e que viajaram para suas cidades de origem.   
Segundo entrevistados pelo Blog do Gilvan Leite, o evento transcorreu na mais absoluta tranquilidade, sem nenhuma ocorrência que tirasse o brilho da festa, todos elogiando a estrutura montada, o apoio da organização, a escolha das bandas, a recepção, a equipe de inscrição, as áreas de camping, serviço de bar, a segurança e apoio de ambulâncias por parte da prefeitura, todos por unanimidade elogiando a organização e a beleza do evento, que com esse sucesso ficará definitivamente no calendário de eventos do município.
(Fotografias de Marcinho Medeiros, Cobertura Radialística e de Tv Online de Wando Estradeiro e Jornalística do Blog do Gilvan Leite).

sábado, 29 de julho de 2023

COM SUCESSO ABSOLUTO ACONTECE O 7º JOÃO CÂMARA MOTOFEST.

Teve início na noite desta sexta-feira (28) com grande sucesso de público e a presença de motociclistas, triciclistas e amantes do motociclismo, o "7° João Câmara Motofest.O evento tem a organização dos motoclubes da cidade de João Câmara, na Região do Mato Grande Potiguar, com apoio da Prefeitura Municipal, do comércio e um grande esforço da comissão organizadora e participantes dos motociclistas. Sucesso absoluto de público e entre os irmãos motociclistas, o evento segue com absoluto sucesso na tarde deste sábado com shows de bandas de pegada roqueira num grande clima de descontração. A noite promete com mais shows de bandas e muita participação de motociclistas de todas as tribos. O Blog do Gilvan Leite fez entrevistas com participantes do evento que foram unânimes em elogiar a grandiosidade do 7° João Câmara Motofest, deste a estrutura montada, organização, serviços de apoio aos motociclistas como recepção, áreas de camping, café da manhã, feijoada, serviços de bar e lojas de artigos inerentes.O 7º João Câmara Motofest tem o seu encerramento na manhã deste domingo (30). Um grande evento que com certeza vai deixar saudades. 

quinta-feira, 13 de abril de 2023

JOÃO CÂMARA FAZ SUA 8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

Convocada pelo Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e  decretada pelo Prefeito Municipal, professor Manoel Bernardo, teve início às 8:00 horas, desta quinta-feira (13/04/2023), a 8ª Conferência Municipal de Saúde, cujo tema é "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia- Amanhã Vai Ser Outro Dia".
Aberto os trabalhos pelo prefeito Manoel Bernardo e o secretário municipal de saúde Bruno Balinha, que convocaram todos os grupos de trabalho para construíram as propostas para serem apresentadas na Conferência Estadual de Saúde.
Foram conferencistas a Dra. Terezinha Guedes do Rêgo e a Dra. Francisca Pereira de Araújo do Couto.  A Conferência está com seu encerramento programado para as 16:00 horas, com a eleição dos Delegados para a 10ª Conferência Estadual de Saúde.

segunda-feira, 10 de abril de 2023

"TESTEMUNHOS DO COTIDIANO DE MOSSORÓ NO INÍCIO DO SÉCULO XX"

Relatado pelas três senhoras octogenárias - Aparecida, Bernadete e Iracema. Elas tecem comentários diversos, sobre aquele período, de Mossoró.                                                      
Dona Maria Bernadete Leite Duarte, 85 anos, fala sobre sua infância e sua família: “Nasci em Mossoró”, em 1921, e aqui morei até 1950. Quando completei quinze anos fui estudar na Escola Doméstica em Natal. Minha mais antiga lembrança em Mossoró é dos meus pais. Minha infância foi igual à de todas as crianças daquela época: pulei corda, brinquei de roda, de boneca, gostava de bonecas de pano, fazia teatrinhos, aperreava o pavão de Dona Filomena de Seu João Carrilho.”

Sobre o cotidiano e a alimentação: "Dormíamos cedo, às 19:00 horas. Tomávamos café da manhã às 7:00 horas, almoçávamos às 11:00 e jantávamos às 17:00. Comíamos pão, biscoito, leite de vaca, ovos, cuscuz, coalhada no café da manhã; feijão de arranque temperado com carne, cebola, alho, coentro, cominho, arroz, farofa no almoço; mucunzá, cuscuz, coalhada no jantar. Comíamos frutas e bolachas pretas"; a Irmã Aparecida, (1924-2010), freira e educadora do estabelecimento de ensino da cidade do Mossoró, o Colégio Sagrado Coração de Maria, completa: "Merendávamos às 9:00 horas: coalhada, copo de leite, ovos batidos, fubá de milho com mel, ou gema de ovo com mel de abelha. Almoçávamos às 11:00 horas. Não se conhecia feijão preto e não se comia bode por que fedia. Comia-se melhor no campo que na cidade. Nas refeições, silêncio: era preciso manter-se o respeito". Dona Iracema, também, acrescenta informações: "Não havia pudim, bolo, doces na minha infância. Era rapadura, cocada, pão doce, bolacha preta. Galinha aos domingos. Coalhada de manhã para o pai. Não havia o hábito da verdura. A hora das refeições era essa mesma que Bernadete falou." Pelos testemunhos das três irmãs sobre a alimentação, a tapioca, iguaria tradicional dos sertões nordestinos, não fazia parte do cardápio daquela época. Será que a tapioca somente era saboreada nas residências pobres? É provável que tal fato ocorresse, por não terem a condição financeira de adquirir a farinha-de-trigo, que na época, a chamavam de farinha-do-reino, produto importado!.

Sobre o lazer e entretenimento: "Já mocinha escutávamos, enquanto arrodeávamos a Praça do Pax, a banda no coreto. Os rapazes ficavam em pé, de frente para a parte interior da praça. Às 21:00 horas todo mundo ia embora. Frequentávamos o Clube Ipiranga e íamos ao cinema diariamente com meu pai, Manoel Duarte. Eu adorava os musicais. Gostava também muito de ler historinhas, o Tesouro da Juventude."; a Irmã Aparecida completa: "A diversão dos homens era jogar sueca. A dos meninos ir para o terreiro. Líamos, quando muito, os livros didáticos. Assistíamos filmes mudos pelo menos duas vezes por semana".

Sobre a opulência dos clãs mossoroenses daquela época,a religiosa, Irmã Aparecida expressa: "As grandes famílias de Mossoró eram os Fernandes, os Leite, os Duarte. Ainda não havia Rosado. Não se sabia quem eles eram. Os ricos eram Costinha Fernandes, João Marcelino, Miguel Faustino, Tertuliano Fernandes".

Sobre o perfil do herói Manuel Duarte, Dona Iracema Assis Duarte diz: "Manoel Duarte, um homem muito sério, achava graça com os retratos dos heróis nas trincheiras. Dizia que a máquina fotográfica era muito boa, pegava fulano e sicrano em Areia Branca... Zé Otávio – o que fotografou as trincheiras – era o fotógrafo da época. Os Fernandes eram os ricos de Mossoró. Dizia-se que Tertuliano era o mais rico".

Sobre a invasão à cidade de Mossoró por Lampião e seu bando, em 1927, e a estratégia de defesa adotada: "Quando da invasão de Mossoró papai levou a família para Tibau e voltou para participar da resistência. Rodolpho Fernandes era compadre de papai, padrinho de meu irmão Antônio Leite Duarte. Nunca ouvi falar na história de Massilon ser apaixonado por Julieta, filha de Rodolpho. Papai ficou na casa de Rodolpho, na parte de cá (que dava para a Igreja de São Vicente) e havia outros na Igreja. Estes não alcançavam os cangaceiros postados na parede lateral da casa de Alfredo Fernandes, esquina com a Avenida Alberto Maranhão, mas apontaram Colchete que já estava com uma garrafa de querosene na mão para jogar nos fardos de algodão. Papai atirou em Colchete e Jararaca. Muita gente correu da luta." Dona Iracema completa: "A casa em frente à de Alfredo Fernandes era de João Hollanda. Os fundos davam para a casa de João Marcelino – o médico que cuidou de Jararaca. Naquele tempo, no entorno da Igreja de São Vicente havia a casa da esquina da Rua Francisco Ramalho com a Alberto Maranhão do lado de cá (no alinhamento da Igreja); havia a minha casa (várias geminadas vizinhas ao palacete de Rodolpho), a de seu Artur Paula (palacete cuja frente dava para a lateral da casa em frente aos fundos da Igreja) , a casa onde hoje funciona a Escola 13 de Junho, outra de umas catequistas".

Citarmos as fontes é respeitar quem pesquisou e dar credibilidade ao que escrevemos.

Fontes consultadas: 1. Cascudo, Luís da Câmara. 2001; 2. Rosado, Vingt-un. 2006. 3. Marques, Jselene - Blog; 4. Medeiros, Honório. Blog acessado em 2009. 5. Fontes dos arquivos fotográficos 01 em P&B-Azougue. "Relembrando Mossoró".

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

"PERÍODO ELEITORAL AUMENTA EM ATÉ 17% RISCO DE INTERNAÇÕES POR INFARTO E AVC, APONTA ESTUDO; ENTENDA"

Não é surpresa nenhuma que as eleições deixam as pessoas mais nervosas. No meio de um pleito polarizado igual o que o Brasil está passando é normal notícias sobre discussões familiares ou entre amigos. Porém esse estresse pode gerar problemas maiores de saúde.

Cientistas das Universidades Columbia e Harvard e dos pesquisadores da Kaiser Permanente, serviço de gestão de saúde da Califórnia, realizaram um estudo mostrando que as eleições presidenciais, devido as divergências políticas entre os eleitores e a tensão na espera do resultado, estão associadas ao aumento das internações por doenças cardiovasculares.

Segundo o estudo, as eleições presidenciais americanas que elegeu Joe Biden em 2020, tiveram um aumento de 17% na taxa de hospitalização com pacientes que sofreram infarto do miocárdio ou Acidente Vascular Cerebral (AVC) em comparação com o período pré-eleitoral.

Isso ocorre porque quando o organismo está sob um estresse de alta intensidade, há liberação dos hormônios do estresse, como a adrenalina e a noradrenalina, na circulação sanguínea. Consequentemente, há um aumento dos batimentos cardíacos, elevando a pressão arterial, e a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, incluindo das artérias coronárias, responsáveis por levar o sangue ao coração, causando infartos que muitas vezes podem ser mortais.

Sintomas e tratamento:-                           
As doenças cardiovasculares (DCV) são líderes de mortalidade no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.

O atendimento rápido nessas ocasiões é o que faz toda a diferença e pode salvar a vida do paciente que está tendo um infarto, por exemplo. Cientistas afirmam que as condições podem ser evitadas se a pessoa for atendida no início dos primeiros sintomas.

Os sinais costumam ser diferentes de pessoa para pessoa e dependendo de cada caso, porém, entre os mais comuns estão: dor no peito, dor no braço esquerdo, dificuldade em respirar, náusea e mal-estar, suor excessivo, alteração no estado da consciência, tontura, fadiga e um cansaço extremo. Palpitações e dores súbitas no tórax ou no abdômen também podem ser manifestações de um problema cardiovascular.

O segundo turno está apenas começando no Brasil e para se proteger dessas situações é importante se manter longe de conflitos, estresses, manter uma rotina diária de alimentação saudável e praticar exercícios físicos. FONTE:- GRUPO CIDADÃO 190.

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

RN ELEIÇÕES 2022:- CONFIRA OS RESULTADOS.

Governador:- Fátima Bezerra (PT).

Senador:- Rogério Marinho (PL).

Deputados Federais:-                                           
Natália Bonavides PT
João Maia PL
Benes Leocádio UB
Robinson Faria PL
Mineiro PT
Paulinho Freire UB
General Girão PL
Sargento Gonçalves PL

Deputados Estaduais:-                                               
Wendel Lagartixa PL
Ezequiel Ferreira PSDB
Coronel Azevedo PL
Adjuto Dias MDB
Isolda Dantas PT
Kleber Rodrigues PSDB
Divaneide PT
Dr Bernardo PSDB
George Soares PV
Francisco do PT
Dr Keginaldo PSDB
José Dias PSDB
Gustavo Carvalho PSDB
Cristiane Dantas SD
Tomba PSDB
Galeno PSDB
Nelter PSDB
Eudiane PV
Luiz Eduardo SD
Hermano PV
Terezinha PL
Taveira Jr UB
Robson Carvalho UB
Neilton PL.

"PADRE KELMON É OU NÃO É PADRE? LEIA O QUE DIZ A IGREJA ORTODOXA".

O ex-candidato ao PTB a presidência da república, Padre Kelmon, causou muitos comentários nas redes sociais pelo seu comportamento nos dois últimos debates televisionados, principalmente os embates com o ex-presidente Lula na última quinta-feira (29).

Durante o debate, alguns candidatos questionaram o título de "padre" do candidato do PTB. A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil emitiu nota ao Jornal "O Globo" negando que o presidenciável seja membro de qualquer uma de "suas paróquias, comunidades, missões ou obras sociais". O comunicado ainda acrescenta: "Não é e nem nunca foi seminarista ou membro do clero da nossa igreja em nenhum dos três graus da ordem - diácono, presbítero, padre e bispo".
Ainda de acordo com a entidade, Kelmon não tem relação com instituições parceiras, como:como: Copta Ortodoxa de Alexandria, Apostólica Armênia, Síria Ortodoxa Malankara, Ortodoxa Etíope e Ortodoxa Eritreia.
Na parte final do documento, a nota explica que "não possuímos qualquer relação ou comprometimento com o mesmo ou com qualquer um de seus feitos passados ou presentes", encerra o documento."

O candidato respondeu mostrando uma suposta carta da greja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru. No documento, a entidade afirma que é reconhecida pelo governo peruano e acrescenta que reconhece Kelmon como "pároco interino". A instituição autodenomina-se "autocefala", ou seja, sem relações com outras entidades ortodoxas.

Lembrando que para ser padre no Brasil precisa passar oito anos de estudos até ser ordenado pela instituição. Geralmente, quem quer se tornar padre precisa frequentar um seminário e estudar Filosofia e Teologia. No entanto, cada comunidade cristã tem suas regras e princípios.

FONTE:- GRUPO CIDADÃO 190.

BRASIL ELEIÇÕES 2022:- LULA E BOLSONARO ESTÃO NO SEGUNDO TURNO.

Com 99,91% das urnas apuradas, o Brasil já conhece os dois candidatos à Presidência da República que vão disputar as Eleições 2022 no segundo turno, no próximo dia 30 de outubro.

Confira os votos dos dois eleitos no primeiro turno, com 99,91% dos votos apurados.

• 1° Lula - 48,41%
Votos: 57.183.905 votos

• 2° Bolsonaro - 43,22%
Votos: 51.053.986 votos

Fonte:- g1.

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

JÁ COMEÇOU:- HÁ 4 DIAS DAS ELEIÇÕES POSTOS DE GASOLINA AUMENTAM PREÇO E CAUSA INDIGNAÇÃO ENTRE MOTORISTAS E MOTOCICLISTAS.

O aumento de R$ 0,50 no preço do litro da gasolina em Natal, que tem causado indignação, seria culpa da Petrobras e da redução na quantidade distribuída desse combustível no Rio Grande do Norte. Quem aponta são distribuidores, que justificam a elevação de 10% no fato de que alguns postos estão precisando adquirire o produto foram do Estado. A empresa foi procurada em ainda não se manifestou. O reajuste, que levou o litro de R$ 4,99 (média) para R$ 5,49 foi recebido com mais espanto ainda porque não houve qualquer alteração de preços por parte da estatal e chega quando faltam apenas quatro dias para a eleição do dia 2 de outubro. Além da Estatal, distribuidores também culpam a concorrência desleal. 
Fonte:- Tribuna do Norte. 

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

A INCRÍVEL HISTÓRIA DO JOVEM ENGENHEIRO DE AREIA BRANCA-RN, QUE CHEGOU A F1- FÓRMULA 1 E SE TORNOU O MAIOR ESPECIALISTA NOS NOVOS PROPULSORES DA CATEGORIA

UMA INCRÍVEL HISTÓRIA DE SUCESSO:- ENGENHEIRO AREIA-BRANQUENSE CONTA COMO CHEGOU Á F1 E SE TORNOU O MAIOR ESPECIALISTA NOS PROPULSORES DA CATEGORIA.
( Referência na FIA e F1, o engenheiro Jonas Cândido é filho do conhecidíssimo casal Chiquinho e Neide, que tem um café no Mercado Público de Areia Branca ) 

Por UOL Esporte

Quando você escuta falar de um brasileiro na Fórmula 1, você deve imaginar Ayrton Senna e não Jonas Cândido. Não tem problema. Potiguar de sorriso fácil, mas muito tímido, ele não é de ficar se vangloriando do papel que tem na categoria mais importante do automobilismo mundial.

Jonas é o guardião dos segredos dos motores dos carros mais rápidos do mundo. De todos eles.

Ele nasceu em Areia Branca, uma cidade de pouco mais de 25 mil habitantes no interior do Rio Grande do Norte, e se tornou a referência dentro da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para a parte mais complicada do motor que a categoria usa desde 2014. Hoje, o engenheiro brasileiro é a ponte de contato entre quem faz as regras e as equipes.

O fujão da missa

“Metade do caminho entre Fortaleza e Natal. São 300 quilômetros de cada lado”. Areia Branca é vizinha a Mossoró e foi lá que Jonas Cândido morou até os 14 anos. Foi em Areia Branca, também, que nasceu o gosto pela F1 e pela matemática. “Lembro que, quando era pequeno, ia para a missa de manhã cedo e a gente tentava negociar com minha mãe para sair cinco minutos antes para não perder a largada”, conta.

Quando saiu da cidade em nasceu, Jonas foi para Natal estudar no Centro Federal de Educação Tecnológica, uma escola técnica. Quando terminou o Ensino Médio, entrou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sempre no ensino público, tinha sido aceito como estudante de engenharia. Na faculdade, conseguiu uma bolsa para fazer parte da graduação na França por meio do convênio CAPES-Brafitec. Foi a primeira vez que ele entrou em um avião na vida — ao chegar, ainda pegou um trem “mais longo do que o quarteirão da minha rua lá em Areia Branca”.

“A gente só tinha quatro vagas para a UFRN. A seleção era baseada na entrevista, nas notas e no domínio do francês. Mas eu não falava nada. Dos quatro que foram, eu era o único que não falava. Mas me mandaram porque eu preenchia todos os outros requisitos”.

Olhando assim, parece que o brasileiro sempre esteve focado em chegar até a Fórmula 1, mas não foi bem isso.

“Quando estava terminando meu período na França, um professor me perguntou com que eu queria trabalhar. Disse que queria a F1, mas sabia que era impossível. Ele disse que eu tinha potencial para chegar lá. Até esse dia, para mim, era outro mundo” – Jonas Cândido.

Um caminho diferente e uma lista de contatos pouco convencional

A frase do professor mudou a cabeça de Jonas. O sonho passou deixou de ser impossível para virar apenas distante. De volta ao Brasil para terminar sua graduação, ele começou a pensar qual seria a melhor estratégia para chegar à categoria máxima do automobilismo.

Estamos falando de 2011 e a engenharia brasileira da Fórmula 1 tinha, sim, uma grande referência justamente na área de motores, que Jonas gostava. Ricardo Penteado também tinha ido estudar em Paris e, por meio da Renault Brasil, chegou ao Instituto do Petróleo da França, que no começo dos anos 2000 era o lugar para quem queria chegar à Fórmula 1 no país estudar. Da equipe de testes da Renault, Ricardo foi para o time de pista, e em 2011 tinha chegado à posição de líder da equipe que operava o motor Renault na Lotus.

Seguir o caminho de Ricardo Penteado parecia fazer todo o sentido, mas Jonas Cândido percebeu que o cenário estava mudando. Em 2014, a Fórmula 1 adotaria o V6 turbo híbrido, com um motor a combustão e dois sistemas de recuperação de energia. No lugar de tentar uma vaga no Instituto do Petróleo, ele se candidatou a um mestrado na Fundação Renault. “Era um mestrado profissionalizante na área de tração elétrica de carro elétrico. Eu sabia que a F1 ia mudar para um motor híbrido e eu gostava dessa área”.

No primeiro dia na nova aventura, ele pediu a uma das líderes do programa de mestrados que seu objetivo era chegar à F1. “Ela perguntou se eu estava sonhando, porque a Renault era um lugar muito fechado, que não pegava estagiário. Mas todo mês eu escrevia uma carta perguntando o que eu tinha que fazer, mas ela dizia que não tinha jeito. Depois de nove meses, a gente teve uma reunião em que todos os engenheiros podiam mostrar seus projetos, mas não apareceu ninguém da F1. Fiquei muito triste”.

Jonas resolveu, então, mudar de estratégia. Aproveitou as férias de dezembro para escutar todos os podcasts e vídeos que a Renault fazia, foi anotando os nomes dos profissionais que eram citados, deduzindo seus e-mails, e conseguiu a lista de contatos. Jonas conseguiu: tinha uma entrevista marcada.  “Eu lembro que estava nevando muito. O cara que ia fazer minha entrevista até falou na época que eu poderia ter algum problema de transporte por conta da neve, e eu disse a ele: ‘Nem que for de carroça, eu vou chegar lá!’. Deu tudo certo para chegar, tirando as duas horas que passei num frio do cão. Com sete minutos de entrevista, ele parou e disse que a vaga era minha. Lembro de ligar para a minha mãe, de voltar felizão no ônibus. Mas não fiz festa. O que eu tinha na cabeça era que, mesmo com todo o esforço para chegar naquele momento, tinha chegado a hora de começar a mostrar serviço de verdade” – Jonas Cândido, sobre o dia 17 de fevereiro de 2012, quando completou 24 anos e conseguiu uma vaga na divisão de motores que o levaria para a F1.

Direto na fonte

No ano seguinte, Jonas teve sua primeira experiência trabalhando na pista, em Silverstone, circuito que sediou a primeira corrida da história da F1, e logo com a Red Bull, que dominava o esporte na época. “Foi fantástico, eu lembro como se fosse hoje. Eu sentado no meu lugar, esperando o teste começar, e o Sebastian [Vettel, então bicampeão mundial, a caminho do tri] veio apertar a minha mão. Hoje, é normal para a gente falar com os pilotos. No começo, eu ficava muito impressionado. Até hoje, quando entro na garagem da Red Bull, eu me lembro exatamente de onde estava sentado naquele dia e volta tudo na minha cabeça”.

Em 2014, Jonas trabalhou no time de pista da Toro Rosso (hoje AlphaTauri). Foi um ano importante para engenheiros como ele, que trabalham na parte híbrida. E principalmente para quem era da Renault, que não começou bem. “A gente teve muito perrengue. Teve um teste em que tivemos que trocar as baterias cinco vezes. Dava até vergonha de falar para os mecânicos que não estava funcionando. E teve uma corrida em que um abandono foi bem por causa de uma peça em que eu estava trabalhando. Nem quis ver o resto da corrida”.  “Quando o motor começou a funcionar pela primeira vez, foi como se eu tivesse tido um filho Era o meu bebê. E quando a peça começou a quebrar no banco de provas, eu não dormi por um mês e meio para resolver. Foi gás total, igual quando você estuda para o vestibular. E no final a gente conseguiu resolver”.

Seu trabalho chamou a atenção da FIA, que lhe fez uma proposta no final de 2018. Era a hora de Jonas sair do campo das equipes e ir trabalhar para quem faz as regras e é uma espécie de ‘polícia’ dos times.

Guardião de segredos

Trabalhando na federação como o principal engenheiro da parte híbrida do motor, Jonas se encontrou. “Não tem a emoção de pensar se você vai ganhar a corrida, não tem aquela vibração toda. Mas é um grande desafio do ponto de vista da engenharia porque cada equipe tem um exército de 1000 pessoas pensando, enquanto a gente tem de tentar prever o que eles estão buscando quando vêm fazer uma consulta conosco sobre o regulamento. A gente tem que saber o que está por trás de cada pergunta”.

Isso porque Jonas é o primeiro ponto de contato entre as equipes e a FIA para todas as questões relacionadas ao sistema híbrido. Então, se uma equipe descobriu algo novo e quer consultar a FIA para entender se isso está dentro do regulamento, é na porta de Jonas que eles batem. E também quando uma equipe quer reclamar de algo irregular que acredita que um rival está fazendo, ele é a primeira pessoa que vai fazer essa avaliação.

Recentemente, Jonas teve muito trabalho fechando com as equipes o regulamento das unidades de potência de 2026. Com cada montadora tentando obter vantagens, as reuniões para fechar o pacote de regras anunciado em agosto se estenderam por mais de um ano. om tanto conhecimento, é natural que Jonas seja procurado pelas próprias equipes para mudar de lado novamente. Isso aconteceu por exemplo com Laurent Mekies, que estava sendo preparado para ser o substituto do diretor de prova Charlie Whiting na FIA, mas decidiu ir para a Ferrari dirigir o time de corrida. O know-how de Jonas é valioso principalmente agora que as montadoras já estão se debruçando no projeto do motor de 2026, que vai ter ainda mais potência vinda da recuperação de energia elétrica.

Mas ele percebeu que gosta mesmo é de ter essa visão global que só é possível trabalhando para a federação. “Em dezembro, você já sabe o que todo mundo vai estar falando em fevereiro. Quando você está em um time, só consegue ver o seu sistema. Na FIA, você vê tudo o que está acontecendo. É outro ponto de vista. Além disso, o networking é gigantesco, porque a FIA não é só F1”.

Da universidade pública à F1

A trajetória de Jonas parece incrível, mas se repetiu. Leonardo da Silva, hoje estrategista na Mercedes, se destacou na escola pública em Patos de Minas e conseguiu uma bolsa de estudos em uma escola particular. De lá, fez sua graduação na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e, também por meio de um convênio, foi estudar na École Polytechnique em Paris, sem falar uma palavra de francês.

Leonardo foi outro que encheu a caixa de e-mail de pessoas que trabalhavam na Fórmula 1 até conseguir uma entrevista na Mercedes, onde o chefe de estratégia, James Vowles, o pinçou para sua equipe. E o resto é história: ele ficou conhecido no Brasil quando subiu ao pódio para representar a Mercedes na vitória maiúscula de Lewis Hamilton no GP de São Paulo do ano passado.

As coincidências entre os dois não ficaram só na formação. Leonardo da Silva já levou pamonha escondida na bagagem para ficar com menos saudade de casa. Jonas também. “Tudo o que é de milho e que a gente não encontra em Paris, eu levo. Já levei canjica, pamonha, aqueles flocões de milho. Na época da faculdade, eu comia tanto daquilo que até fiquei com medo do meu sangue ficar amarelo”, se diverte o potiguar.

Jonas só não conseguiu recriar duas coisas na Europa. Uma é o clima do São João. A outra, o baião de dois que Erian, que ajudou por muitos anos sua mãe, Neide, a cuidar da casa enquanto ela vendia lanche no mercado municipal de Areia Branca, faz quando ele volta para casa. “Nos primeiros dias quando eu volto, não quero saber de carne, não quero comer mais nada. Em nenhum lugar eu fico tão feliz ao comer um baião de dois quanto em casa.”

EM EVENTO BASTANTE CONCORRIDO "DETONAUTAS MOTO CLUBE", REALIZA O BATIZADO DE NOVOS MEMBROS.

O Detonautas Moto Clube realizou na tarde deste domingo, 13 de outubro de 2024 o batizado de 7 (sete) novos membros. O evento te...