A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) foi intimada a cumprir medidas para assistência aos passageiros que adquiriram bilhetes aéreos da companhia aérea. A empresa anunciou na sexta-feira (17) a suspensão temporária ds operações para uma reestruturação interna. De acordo com um comunicado da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) emitido neste sábado (18), além da assistência aos clientes lesados, a empresa também deverá prestar informações atualizadas à agência sobre as ações previstas para honrar os bilhetes vendidos e reacomodação dos clientes.
A ANAC orienta os passageiros a entrarem em contato somente com a Itapemirim para realocações e a não comparecerem aos aeroportos antes de obter um novo bilhete aéreo válido. A reacomodação dos passageiros é responsabilidade da ITA.
Outra orientação da ANAC é quanto a priorização da reacomodação dos menores desacompanhados, bem como dos passageiros com necessidades especiais que estavam com voos marcados para a noite de sexta-feira (17) e a manhã deste sábado (18). A agência disse que continuará atuando no monitoramento da situação e adotará as medidas administrativas cabíveis em caso de descumprimento das regras do transporte aéreo.
Medidas da ANAC
A ANAC oficiou a empresa, ainda na sexta-feira (17), para adotar uma série de providências no atendimento aos passageiros como a imediata suspensão da comercialização de passagens aéreas; imediata, ostensiva e ampla informação no site da empresa e em todos os canais de comunicação sobre a suspensão das operações; comunicação aos passageiros de forma individualizada com orientação para que não se dirijam desnecessariamente aos aeroportos; e a disponibilização de amplos canais de atendimento ativo e receptivo aos passageiros afetados. (Fonte:- O Portall). Compartilhe.
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).
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